Cultura

Batalha apresenta ciclo de cinema onde a água é o elemento principal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_oriana_bleue_01.JPG

DR

O Batalha Centro de Cinema apresenta o ciclo temático “Contra-Fluxos”, entre 29 de junho e 16 de julho. Com curadoria de Almudena Escobar López e Margarida Mendes, o programa reflete sobre a água enquanto ponte entre continentes e elemento central da história e da sociedade.

Com uma seleção de obras de não-ficção, ficção e filmes de artista, este programa assinala práticas pessoais de realização de cinema, explorando espaços aquáticos onde acontecem rituais de pertença e ancestralidade.

Estas ficções visionárias desenterram histórias de ocultação e ocupação, nomeadamente as de apagamento extrativista na América Latina e no Pacífico, contrastando a sobre-exposição das imagens com a erosão dos sistemas políticos.

O ciclo temático reflete sobre como podemos mover-nos, a partir destas imagens e histórias, em direção a imaginações e futuros mais prósperos.

A seleção de filmes apresentada inclui, entre outras, obras de Mati Diop, Kevin Jerome Everson, Basma al-Sharif, Sky Hopinka, Ephraim Asili, Miryam Charles, Rosa Barba e Laura Huertas Millán.