Cultura

Batalha apresenta ciclo programado com comunidade bengali residente no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A primeira edição do projeto “Vizinhos” do Batalha Centro de Cinema culmina com um ciclo de cinema e a celebração do Dia Internacional da Língua Materna. “Vizinhos” é um projeto semestral que tem como objetivo estabelecer hábitos de partilha e ligação entre o Batalha e as pessoas que habitam na sua proximidade.

A primeira edição do projeto “Batalhawood” tem vindo a ser desenvolvida em colaboração com os vizinhos com raízes no Bangladesh, uma das mais antigas e expressivas comunidades imigrantes do Porto.

Depois de um trabalho apoiado em visitas, inquéritos e encontros, serão apresentados dois filmes de Dhallywood, indústria de cinema com sede em Dhaka, capital do Bangladesh, e selecionados em conjunto com a população bengali e a Associação Comunidade do Bangladesh.

Nas duas obras cruzam-se universos predominantes e tradicionais da indústria de Dhallywood conhecida por unir música, romance e cinema de ação. No dia 17 de fevereiro, às 21h15, é exibido “Aynabaji” (2016), de Amitabh Reza Chowdhury, com a apresentação de Alam Shah Kazol, presidente da Associação Comunidade do Bangladesh do Porto.

No dia seguinte, à mesma hora, e em estreia nacional, será apresentado “Operation Sundarban” (2022), de Dipankar Dipon

A 21 de fevereiro, o Batalha acolhe o Dia Internacional da Língua Materna, data com especial importância histórica para a cultura e língua bengali — um momento que marca o regresso deste evento ao Batalha, onde chegou a ser realizado.

Este dia de celebração inclui a atribuição dos Prémios da Interculturalidade 2022 e é promovido pela Associação Comunidade do Bangladesh e pelo Espaço T.

A entrada para todos os eventos é gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia da sessão.