Cultura

Batalha apresenta instalação fílmica da artista panamense Ana Elena Tejera

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_novo_projeto_instalacao_Batalha_Centro_Cinema.jpg

DR

Entre 21 de setembro e 19 de novembro, o Batalha Centro de Cinema, em colaboração com a Solar — Galeria de Arte Cinemática, apresenta a instalação fílmica "Los sucesos que llevaron a su olvido", de Ana Elena Tejera. A inauguração acontece nesta quinta-feira, 21 de setembro, às 21h15, seguida de uma performance da artista panamense com entrada livre.

O Batalha convidou a artista a desenvolver um projeto de instalação numa colaboração com a Solar — Galeria de Arte Cinemática, que inclui elementos fílmicos e fotográficos inéditos, produzidos no Panamá entre 2022 e 2023.

"Los sucesos que llevaron a su olvido" explora as memórias de um personagem fictício e a sua relação visceral com a terra. Os personagens militares, panamenhos, sob a influência das ideologias militares dos Estados Unidos, procuram retornar aos seus estados primários ligados ao seu espaço geográfico, onde não há distinção entre humano e não-humano.

A inauguração, às 21h15, será seguida de "Un suceso político y otros asuntos del Diablo", uma peça performativa, com som de Médéric Corroyer e Shakeeb Abu Hamdan, que cruza cinema expandido e dança circular. A performance parte de um episódio histórico ocorrido em 1964, quando estudantes panamenhos foram mortos por atravessarem a Zona do Canal controlada pelos Estados Unidos.

Entre o cinema e a performance, o restauro de filmes de arquivo e a instalação, a prática artística de Ana Elena Tejera está intimamente ligada às particularidades territoriais do Panamá, a sua terra natal. A natureza e história do país e a sua complexidade humana, rica em misticismos, rituais, tradições e culturas de resistência são a base conceptual da sua obra, íntima e política.

Paralelamente, entre 23 de setembro e 11 de novembro, Ana Elena Tejera apresenta na Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, a exposição "La casa de los animales", em articulação com a performance Vela, no âmbito do Circular Festival de Artes Performativas.