Cultura

Batalha dedica sessão às realizadoras Alexandra Ramires e Laura Gonçalves

  • Notícia

    Notícia

A cada Lua Nova do ano, o Batalha Centro de Cinema dedica uma sessão a nomes emergentes do cinema português. A próxima acontece na segunda-feira, 20 de fevereiro, e apresenta, às 19h15, uma seleção de filmes de animação de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves.

Os percursos das realizadoras cruzaram-se na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Ao longo dos anos, participaram em conjunto em projetos de outros autores e, em 2013, integraram o estúdio independente BAP Animation Studio, no Porto.

Desde então, têm colaborado nos seus premiados trabalhos individuais, cooperação que culminou na corealização de “Água Mole”, selecionado para o Festival de Cannes em 2017.

Os filmes de ambas são construídos frequentemente a partir de histórias reais e familiares, com recurso a uma linguagem intimista documental, que retrata temas como o êxodo rural, a velhice e a memória.

Nesta terceira Lua Nova, que inclui curtas-metragens realizadas individualmente e em conjunto, serão apresentadas obras muito distintas, mas que se alinham numa mesma perspetiva de criação artística: “Três Semanas em Dezembro”, “Água Mole”, “Elo” e “O Homem do Lixo”, premiado recentemente no Festival de Clermont-Ferrand.