Cultura

Batalha estreia ciclo sobre Clubbing no Cinema

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

ciclo_clubbing_cinema_batalha.jpg

DR

O Batalha Centro de Cinema apresenta, de 2 de dezembro a 19 de janeiro, o ciclo "After Hours: Clubbing no Cinema". Um olhar retrospetivo à evolução da música de dança, recorrendo ao cinema para explorar a forma como a cultura noturna transformou momentos pessoais em movimentos políticos.

Com raízes nos fenómenos da disco e da música eletrónica, a música de dança surge, com todo o fulgor, no final do século XX. Na década de 80, foi possível assistir à ascensão do house e do techno em Chicago e Detroit, respetivamente.

Os anos 90 foram o momento explosão da rave, na Europa e nos Estados Unidos. Paralelamente, também por todo o mundo, a forma como se dançava em conjunto estava a ser revolucionada.

À medida que a música de dança deixou de ser experienciada em exclusivo pelas comunidades negras, latinas e homossexuais para se tornar parte da cultura dominante, o cinema foi captando as suas subculturas.

Ao levar as potencialidades sónicas e visuais da pista de dança para o grande ecrã, tentava-se registar o intangível: cineastas e artistas visuais procuravam retratar a libertação, a autoexpressão e o sentimento de pertença que as discotecas podiam oferecer.

Filmes e palestra-perfomance

O ciclo temático, com curadoria de Ana David, Maria Ferreira e Tabitha Thorlu-Bangura, inclui filmes de Mark Leckey, Isaac Julien, Jake Sumner, Whit Stillman, Iara Lee, Rebecca Salvadori, Denise Garcia Bergt, Jeremy Deller, Angus Cameron, Manuela dos Campos, Leilah Weinraub, Wu Tsang, Agustina Comedi, Valentin Noujaïm, Yolande Zauberman, Gregg Araki e Daisuke Nishio, Hirotoshi Rissen, Kazuhisa Takenôchi e Leiji Matsumoto.

"After Hours: Clubbing no Cinema" integra ainda a palestra-performance "Bring Down The Walls: My House — Uma Homenagem às Mulheres Pioneiras da House Music", com as DJs Tama Sumo (Alemanha) e Lakuti (África do Sul), e "RPM: Revoluções por Minuto", uma performance de Mariana Gaivão com Violet.