Cultura

Batalha inaugura exposições de Jonathas de Andrade e Salomé Lamas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

JA_ACDP_Still_1-min (1).jpg

DR

O Batalha Centro de Cinema inaugura, dia 1 de dezembro, em simultâneo, as exposições de Jonathas de Andrade e Salomé Lamas.

Resultado de uma residência artística desenvolvida pelo artista brasileiro Jonathas de Andrade no Porto, a convite do Batalha, o projeto fílmico envolveu um trabalho de pesquisa e diálogo com associações e grupos da cidade, nomeadamente a Associação Columbófila do Distrito do Porto.

"Columbófilos", uma das obras apresentadas, é o primeiro filme de Jonathas de Andrade, um dos mais importantes artistas da sua geração, rodado fora do Brasil — país que representou na Bienal de Veneza, em 2022. A obra fílmica reflete sobre as mudanças geracionais, explorando a relação singular entre humanos e pombos — columbófilos e aves interagem diante da câmara, antes do momento apoteótico da libertação.

No dia seguinte à inauguração, sábado, 2 de dezembro, está agendada uma visita guiada dirigida a famílias, às 15h15. O acesso é gratuito, mediante inscrição. A exposição é apresentada até 11 de fevereiro, na Sala-Filme e no Foyer 2.

Por sua vez, Salomé Lamas tem vindo a desenvolver uma prática artística no domínio do cinema e da arte contemporânea, que designa como "falar perto" — um método que utiliza para se relacionar com o mundo, recorrendo a materiais ficcionais e não ficcionais, apresentados de forma aberta e provocadora.

Em cada filme, a cineasta apresenta diferentes estratégias paraficcionais para problematizar os dois lados da fronteira, registando a recente deslocação dos limites e questionando o impacto destas alterações numa sociedade globalizada.

A exposição apresentada no Batalha, até 3 de março no Foyer 1, será acompanhada pelo lançamento da publicação "Paraficção II", que reúne diferentes perspetivas críticas da obra de Salomé Lamas.