Cultura

Batalha lança a sua primeira publicação: "André Gil Mata: Alguma Luz na Escuridão"

  • Notícia

    Notícia

Nesta quinta-feira, o Batalha Centro de Cinema lançou o livro "André Gil Mata: Alguma Luz na Escuridão" — a primeira publicação dedicada à prática fílmica do cineasta e, simultaneamente, a primeira monografia editada pelo Batalha.

O lançamento, que aconteceu no Cinema Trindade, marcou a última sessão da retrospetiva integral que o Centro de Cinema dedicou a André Gil Mata, ao longo do mês de fevereiro. A edição — já disponível na Livraria do Batalha — é bilingue (português e inglês) e conta com textos de Daniel Ribas, Herb Shellenberger, Marcos Cruz e Rita Morais.

Realizador, argumentista, ator e diretor de fotografia, André Gil Mata fundou o laboratório de fotografia e cinema Átomo47 e a produtora de cinema Bando à Parte. Em 2010, foi selecionado para o Berlinale Talent Campus.

"Arca d’Água", o seu filme de estreia, recebeu vários prémios e foi selecionado para inúmeros festivais internacionais. Seguiu-se "Casa", com estreia no IndieLisboa. "O Coveiro" (2012) foi distinguido com o Prémio Melliers l’Argent e o Prémios de Melhor Filme no MotelX e de Melhor Animação no FIKE e nos Caminhos de Cinema Português. "Cativeiro" (2012) recebeu o prémio DocAlliance em Cannes (2013) e foi galardoado no DocLisboa, Curitiba e Cáceres. "How I Feel in Love with Eva Ras" recebeu a Menção Especial do Júri na competição internacional do FIDMarseille em 2016.

Em 2017, realizou a curta-metragem "Num Globo de Neve" (Prémio Árvore da Vida no IndieLisboa). Doutorou-se em realização cinematográfica pela film.factory, em Sarajevo. "Drvo – A Árvore" (2018), a sua última longa-metragem, teve estreia mundial no Berlinale Fórum 2018, foi premiada em Lima, Lisboa e Coimbra, teve lançamento comercial em Portugal (2018) e em França (Maio 2021).

Os seus filmes foram exibidos em festivais e mostras um pouco por todo o mundo. É um dos fundadores da cooperativa de cinema Rua Escura. "Pátio do Carrasco" é o seu filme mais recente e foi apresentado em antestreia nacional no Batalha.