Cultura

Batalha reflete sobre a vida doméstica em novo ciclo de cinema

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Jeanne_Dielman.JPG

DR

Entre 8 e 31 de março, o Batalha Centro de Cinema apresenta o ciclo temático “Domesticidade(s)”. Com curadoria de Ana David e de Alejandra Rosenberg Navarro, o ciclo, cuja abertura acontece no Dia Internacional da Mulher, parte do espaço doméstico para refletir e questionar os papéis atribuídos à mulher e à família na sociedade.

Seguindo a máxima feminista “o pessoal é político”, este programa apresenta contextos de coabitação diversos e abre o debate sobre trabalho doméstico, prestação de cuidados, laços familiares, intimidade, amor, comunidade e direito ao ócio e à habitação.

Fazendo uso da ficção, do documentário e do cinema experimental, o programa interpela o público sobre as suas próprias práticas e hábitos domésticos, convidando cada espetador a uma reflexão sobre as relações emocionais e de poder que uma casa pode acolher.

A seleção de filmes, que abrange obras de 1966 a 2019, inclui “Jeanne Dielman 23 Quai Du Commerce 1080 Bruxelles”, de Chantal Akerman — recentemente considerado pela Sight and Sound “o melhor filme de todos os tempos” —, bem como trabalhos de Catarina Alves Costa, Fronza Woods, Gabriel Mascaro, Jafar Panahi, Martha Rosler, Ousmane Sembène, Pedro Almodóvar, Susana Nobre, entre outros.

O ciclo contará com a presença de Catarina Alves Costa para uma conversa moderada pela arquiteta Alexandra Serapicos e, no encerramento, da cineasta Jessica Dunn Rovinelli, para uma conversa com a curadora Christina Demetriou e um DJ set no Bar do Batalha no dia 31 de março.

Programa completo

“Semiotics of the Kitchen”, Martha Rosler, 1975

“¿Qué he hecho yo para merecer esto!!”, Pedro Almodóvar, 1984

“Fannie’s Film”, Fronza Woods, 1981

“Doméstica”, Gabriel Mascaro, 2012

“Timing”, Dóra Maurer, 1973–1980

“La noire de...”, Ousmane Sembène, 1966

“Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles”, Chantal Akerman, 1975

“Killing Time”, Fronza Woods, 1979

“Cycles”, Zeinabu irene Davis, 1989

“Home Movies Gaza”, Basma al-Sharif, 2013

“Casas para o Povo”, Catarina Alves Costa, 2010

“Silverlake Life: The View from Here”, Tom Joslin e Peter Friedman, 1993

“Dear Pyongyang”, Yang Yong-hi, 2005

“Tempo Comum”, Susana Nobre, 2018

“This is Not a Film”, Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb, 2011

“So Pretty”, Jessica Dunn Rovinelli, 2019