Cultura

Batalha retomou sessões de cinema com colaboração da comunidade bengali

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No passado domingo, o Batalha Centro de Cinema assinalou o Dia da Vitória, data que celebra a vitória do Bangladesh na Guerra de Libertação, com a exibição de “1971 Shei Shob Din”, de Hridi Haq.

Um sucesso entre o público no Bagladesh, o filme representa a estreia na realização da atriz e dramaturga bengali e conta com o veterano Ferdous Ahmed ao lado de Mamunur Rashid, Jayanta Chattopadhyay, Munmun Ahmed, Shilpi Sharkar Apu, Tareen Jahan, Litu Anam, Saju Khadem e Sanjida Preeti.

O evento marcou a nova edição do projeto “Vizinhos: Batalhawood” e contou com a presença de elementos da comunidade do Bangladesh no Porto.

A propósito do Dia Internacional da Língua Materna — que se assinala a 21 de fevereiro — será apresentado, no dia 25 desse mês, domingo, também às 19h15, um dos filmes mais reconhecidos internacionalmente da cinematografia do Bangladesh: “A River Called Titas” (1973), de Ritwik Ghatak.

Estreada um ano depois da independência do Bangladesh, a obra situa-se uma região piscatória junto ao rio Titas, na zona Este de Bengal, no atual Bangladesh, e acompanha o quotidiano dos seus habitantes, retratando o conflito entre hábitos ancestrais e uma época de intensa mudança.