Turismo

Best Of Club - Porto trouxe temática da Inteligência Artificial ao setor dos vinhos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_best_of_wine_capitals.jpg

DR

O tema da "Inteligência Artificial" dominou o primeiro encontro de 2024 do Best Of Club – Porto, formado pelas entidades distinguidas pelos prémios Best Of Wine Tourism.

Os membros reuniram-se no Monverde Wine Experience Hotel para um workshop, promovido pelo Município do Porto, marcando o início de uma série de iniciativas planeadas para este ano.

A ação foi conduzida por Luís Roque, da empresa ZAAI – Zero to Advanced Artificial Intelligence, e teve como objetivo capacitar os participantes para o uso da tecnologia, de modo a potenciar maior eficiência e eficácia na gestão das suas empresas.

A formação abordou, nomeadamente, o potencial da inteligência artificial nas ferramentas de trabalho, assim como numa estratégia de comunicação personalizada, melhorando a experiência dos visitantes através de soluções inovadoras, incluindo, ainda, as possibilidades de análise preditiva da procura. Luís Roque explicou como a ZAAI tem ajudado várias empresas a integrar estas tecnologias, trazendo resultados significativos em termos de eficiência e de satisfação do cliente.

A iniciativa visou, também, impulsionar a comunicação e o networking entre os agentes de enoturismo, que tiveram oportunidade para trocar experiências e explorar novas ideias para melhorar os seus serviços, assim como estreitar a relação entre o Município do Porto e os agentes de enoturismo da região.

O Best Of Club – Porto é formado pelos agentes de enoturismo da região do Porto distinguidos com um prémio Best Of Wine Tourism, reconhecimento atribuído, anualmente, pela Great Wine Capitals Global Network (Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos), da qual o Porto é um membro fundador, representando as regiões vinícolas do Douro e dos Vinhos Verdes.

Ainda este ano, o clube será reforçado com novos membros, já que serão, brevemente, abertas as candidaturas para os prémios Best Of Wine Tourism 2025.

Poderão candidatar-se a estes prémios as entidades que promovam atividades de enoturismo nas regiões do Douro, Porto e Vinhos Verdes, em sete categorias distintas: Alojamento, Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras em Enoturismo, Práticas Sustentáveis de Enoturismo, Experiências gastronómicas e Serviços de Enoturismo.

Serão premiados os serviços de enoturismo que se destacarem pela excelência das suas instalações, a qualidade do acolhimento, a originalidade e a inovação da sua oferta, em cada uma das categorias mencionadas.