Educação

Câmara do Porto garante 115 mil refeições escolares nas férias de verão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_servico_refeicoes_cantina_Escola_EB1_das_Antas_04.JPG

Filipa Brito

Durante o período das férias escolares de verão, o Município do Porto volta a assegurar o serviço de refeições às crianças do jardim de infância e aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário nas cantinas escolares da rede pública, permitindo o acesso ao almoço a todos os alunos até ao 12.º ano de escolaridade.

Durante os meses de junho, julho, agosto e até ao início do novo ano letivo, o serviço de refeições é garantido a todas as crianças e alunos que pretendam usufruir dos mesmos, independentemente de estarem inscritos em atividades ou de beneficiarem de escalão da Ação Social Escolar. Os almoços são gratuitos para os alunos de Escalão A, sendo o valor do Escalão B de 0,73 euros e do Escalão C de 1,46 euros.

O Município do Porto assume, igualmente, a distribuição de lanche escolar, sem qualquer custo para os encarregados de educação, às crianças do jardim de infância e aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, durante o mesmo período de pausa letiva.

Indo ao encontro do interesse e necessidade manifestados pela comunidade educativa, o Município proporciona o acesso a refeições nutricionalmente equilibradas às crianças que necessitem deste serviço, que é extensível aos irmãos dos alunos com idades compreendidas entre os três e os dez anos, mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto.

Durante o período de verão, será garantido o fornecimento de, aproximadamente, 115 mil refeições, que incluem 57 mil almoços e 58 mil lanches às crianças do concelho.

O serviço de refeições decorre entre as 11h45 e as 13h30 e é disponibilizado na modalidade presencial (consumo na própria escola) ou em regime de takeaway (possibilidade de levar a refeição para casa).

Para os alunos que não estão inscritos nas Atividades de Animação e Apoio à Família, os encarregados de educação terão de comunicar, previamente, o interesse em usufruir deste serviço junto do respetivo agrupamento de escolas ou escola não agrupada, enquanto medida de prevenção do desperdício alimentar.

A Escola Solidária funciona, igualmente, nos períodos de pausa para férias de Páscoa e Natal.