Urbanismo

Câmara já adquiriu casas do Bairro dos Moinhos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os proprietários das casas do bairro da denominada "Ilha dos Moinhos" marcaram presença, na manhã desta terça-feira, nos Paços do Concelho, para firmar a escritura que passa a propriedade das 18 habitações para a Câmara do Porto. Projeto municipal para aquele local nas Fontainhas prevê criação de parque com bacias de retenção.

Num investimento de 900 mil euros, a aquisição dos fogos, correspondentes a uma área coberta de 648 m2, a que acrescem 2.435 m2 de área descoberta, vai permitir a intervenção na ribeira do Poço das Patas.

Ao atravessar, maioritariamente, entubada, na zona numa zona de elevada inclinação, a ribeira apresenta dificuldades de escoamento e provoca o desgaste das superfícies, o que tem estado na origem de vários episódios de inundações e derrocadas.

De acordo com um parecer da Proteção Civil, foram identificadas anomalias estruturais relevantes, sendo incerta a sua condição de estabilidade. Existe, ainda, o risco da água que extravasa a galeria "minar" as fundações das construções envolventes, tornando-se imprescindível a sua reconfiguração.

Com cerca de 33% da área do imóvel classificada como área verde de fruição coletiva, está prevista, no Plano Diretor Municipal, a criação, naquele espaço, do Parque das Fontainhas/Carquejeiras.

A Águas e Energia do Porto encontra-se a desenvolver dois projetos de execução de retenção e drenagem controlada, sendo, também, necessário um projeto global de adaptação e aumento da resiliência da ribeira, com recursos a bacias de retenção da água em episódios de fenómenos extremos de precipitação.

Recorde-se que, em sequência das inundações ocorridas em outubro do ano passado, a Domus Social procedeu ao realojamento urgente de 16 do total de agregados familiares, sendo que um prescindiu e o outro tem habitação própria pelo que não necessitou de resposta da empresa municipal.