Economia

Melhor Destino vale 1M

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A eleição do Porto como Melhor Destino Europeu 2014 valeu,
apenas em notícias publicadas em Portugal entre os meses de dezembro de 2013 e
março de 2014, cerca de um milhão de euros. Os dados são comprovados por um
estudo da multinacional Cision que analisou os conteúdos editoriais de jornais,
revistas, rádios e TV's nacionais, não tendo contabilizado o valor da publicidade
que Rádio Nova, Porto Canal e RTP Internacional ofereceram ao Município do
Porto e nem tão pouco a viralidade obtida através das redes sociais.


A eleição de Melhor Destino Europeu, promovida pela European
Best Destination, organização sediada em Bruxelas, foi alvo de uma campanha de motivação
ao voto lançada pela Câmara Municipal do Porto e que provocou notícias em 43
órgãos de informação nacionais, campanhas publicitárias em três e que culminou
com a eleição do Porto. No total, a Cision contabilizou mais de 38 milhões de contactos, que valem mais de 930 mil euros.


A autarquia recorreu exclusivamente a meios próprios para
conceber e produzir a campanha, pedindo a colaboração dos órgãos de informação
portugueses e não tendo, por isso, havido qualquer custo direto associado à
operação. O design e o spot televisivo foram produzidos pelo Gabinete de
Comunicação da autarquia e o próprio presidente Rui Moreira deu a cara pela
campanha. A assessoria de imprensa foi igualmente assegurada pelos meios
próprios, não tendo implicado qualquer contratação externa.



Segundo a Cision, as notícias publicadas são quase todas
positivas e apenas 1% dos artigos fazem alguma referência negativa à campanha. Nas
mais de 400 notícias publicadas em três meses na imprensa nacional, apenas
foram encontradas críticas em 3 artigos de opinião. Dois deles no Diário de
Notícias da Madeira (o Funchal também era concorrente ao prémio conquistado
pelo Porto) e um artigo de opinião no site Porto24. Nas restantes notícias e
crónicas, destaque para o elevado valor obtido nas TV's, com a TVI em primeiro
lugar, ao fazer destaque no "Jornal das 8" e no "Jornal da Uma". Também RTP e
SIC abordaram o tema, com peças nos sues principais blocos noticiosos.


Quanto à comunicação escrita, o JN, mas também o Público
(através do Fugas) e o Destak lideraram quanto ao valor das notícias
publicadas, segundo a Cision. Nas edições online, a liderança foi para o Público,
seguido pelo Diário Económico e pelo Expresso. A Rádio Renascença e a Antena 1
foram as rádios em destaque quanto a retorno produzido.


Para Nuno Nogueira Santos, adjunto de Rui Moreira e responsável
pelo lançamento da campanha, "um milhão de euros de espaço editorial é um valor
considerável e demonstra que é possível mobilizar a comunicação e, logo, as
pessoas em torno de causas positivas"
. O responsável pela comunicação da
autarquia lembra ainda que neste estudo não estão contempladas as notícias
publicadas em toda a Europa nem se contabilizou o valor da publicidade gratuita
que RTP Internacional, Porto Canal e Rádio Nova proporcionaram, o que, segundo
afirma, "tudo contabilizado elevaria, certamente, acima da dezena dos milhões
de euros o retorno efectivo que o Porto tirou desta campanha"
.

Nuno Nogueira Santos, realça também "o empenho que foi
possível obter durante o processo. Desde a Direção Municipal de Turismo, até
aos colaboradores do Gabinete de Comunicação e à Comunicação Social"
, lembrando
que "normalmente, as pessoas mobilizam-se em torno de causas de protesto e de
causas negativas. Neste caso, provamos que podemos mobilizar a comunicação
social e uma cidade em torno de uma causa positiva e de que todos beneficiam,
levando dezenas de milhares de pessoas a votar online numa eleição de nível
europeu, sem grandes custos"
.


O Porto foi eleito, a 13 de fevereiro de 2014, Melhor
Destino Europeu 2014, tendo a European Best Destination, organização com sede
em Bruxelas, assinalado, no momento da comunicação da decisão, o empenho e envolvimento
da cidade, "Admirável a forma como
a cidade se mobilizou em torno de um objetivo, contagiando o país e os
turistas!"
, escreveu. Já Rui Moreira classificou, nesse dia, a eleição
como "uma notável lição de cidadania e um exemplo de como é possível a
união por boas razões e objetivos positivos! Que grande Porto somos nós!"
,
concluiu numa mensagem.

 

Porto - European Best Destination 2014 from Atmos Aerial Filming on Vimeo.