Cultura

CAMPUS Paulo Cunha e Silva promove fim de semana intensivo dedicado ao vogue

  • Notícia

    Notícia

Pedro_Sardinha_Workshop_Vogue_01.JPG

Pedro Sardinha

O DDD – Festival Dias da Dança já mexe. Na contagem decrescente para a edição deste ano, que decorre de 18 a 30 de abril, o CAMPUS Paulo Cunha e Silva (PCS) aquece as hostes e promove workshops e oficinas para todos os interessados. Os bilhetes para o Vogue WK Porto estão à venda.

Para muitos, “Vogue” é o nome da revista de moda mais conhecida do mundo, nascida ainda no século XIX e, hoje, uma das publicações mais reproduzidas, com edições nos quatro cantos do mundo. Para tantos outros, “Vogue” é um termo que Madonna eternizou numa música editada em 1990 e que, rapidamente, tomou de assalto as pistas de dança mundiais – das mais espaçosas às salas de casa.

“Vogue” é isso tudo – mas foi também um grito de luta e resistência da comunidade negra e latina LGBTQI+ de Harlem, nos Estados Unidos, nos anos 80. Uma forma de expressão de uma comunidade que não tinha voz nem visibilidade e era marginalizada por uma sociedade assente em estereótipos e padrões conservadores.

Uma resposta que ganhou forma em festas, balls e encontros que afirmaram o Vogue (ou voguing), um estilo de dança inspirado nas poses que as modelos faziam na reconhecida revista, igualmente influenciadas pelas imagens do Antigo Egito e pelos movimentos de ginástica, que ganharam visibilidade através de séries e filmes norte-americanas.

Aulas para todos os interessados

Prosseguindo o trabalho que se iniciou em 2022, com um grande ballroom a invadir, durante horas, o palco do Rivoli, no âmbito do DDD 2022, o CAMPUS PCS promove mais um fim de semana dedicado a este estilo e às suas variações.

Durante dois dias, o local apresentará aulas de diferentes modalidades, para níveis de experiência diferenciados e com formadores convidados para cada um dos módulos.

O fim de semana começa às 11h00 de sábado, com uma aula de Old Way a cargo de Suzume 007, aberta a todos, e que irá incidir na pop, no dip e no spin. Decorre até às 12h30 e repete no domingo, à mesma hora.

Logo depois, das 14h00 às 15h30, o performer Zion Bodega orienta um workshop de Vogue Fem para nível intermédio, onde a técnica e o vocabulário serão abordados e desenvolvidos através da sua musicalidade e essência. Repete no dia 19 de fevereiro, à mesma hora.

A fechar o primeiro dia, entre as 16h00 e as 17h30, há uma oficina de European Runway, inspirada em desfiles de alta-costura, sobre como caminhar dentro desta categoria, com poses e postura. Terá orientação de Mary Jo Savage e decorre apenas no sábado, 18 de fevereiro.

O Vogue WK Porto – Part 2 tem curadoria das bailarinas e performers Nala Revlon e Piny e decorre no CAMPUS PCS a 18 e 19 de fevereiro. Os bilhetes estão à venda no Teatro Municipal do Porto e na Bilheteira Online.