Cultura

Casa da Música acolhe a centésima sessão do Porto de Encontro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_da_musica.jpeg

Miguel Nogueira

É já este domingo, dia 15 de outubro, que a Casa da Música acolhe a 100.ª sessão do Porto de Encontro, ciclo de conversas com escritores que a Porto Editora oferece, mensalmente, à cidade e que conta o apoio da Câmara Municipal, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand.

A partir das 18 horas, os mil espectadores desta prestigiada sala vão assistir à conversa entre o espanhol Javier Cercas e os habitués que mobilizaram centenas de leitores em edições anteriores, Richard Zimler e Valter Hugo Mãe. O evento contará ainda com momentos de leitura protagonizados por Ana Celeste Ferreira e Emília Silvestre.

O Porto de Encontro faz parte da vida cultural da cidade desde 19 de novembro de 2011, data em que o Palacete dos Viscondes de Balsemão acolheu aquela que viria a ser a primeira sessão de um longo ciclo que soma mais de 26 mil espectadores e já percorreu vários espaços da cidade, como a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o Teatro Nacional São João, o Teatro Rivoli, a Casa das Artes ou a Casa da Música.

Ao longo destes 12 anos, o jornalista Sérgio Almeida esteve à conversa com mais de 70 autores, como Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, José Tolentino Mendonça, Júlio Machado Vaz, Lídia Jorge, Luísa Ducla Soares, Manuel António Pina, Maria do Rosário Pedreira, Mário de Carvalho, Onésimo Teotónio de Almeida, Richard Zimler, Teolinda Gersão ou Valter Hugo Mãe.

Destaque ainda para a presença de escritores estrangeiros – José Eduardo Agualusa, José Paulo Cavalcanti Filho, Laurentino Gomes, Luis Sepúlveda, Mia Couto, Rafael Gallo e Rosa Montero – e para as sessões especiais dedicadas a Eugénio de Andrade, José Saramago, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen e os 40 anos do 25 de abril.

Como habitualmente, a entrada nesta centésima sessão é gratuita, embora sujeita ao levantamento prévio de bilhetes na Casa da Música (máximo de dois por pessoa).