Sociedade

Ciclo de conversas reflete sobre o direito a uma alimentação equilibrada

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A sexta e última sessão do primeiro ciclo de "Uma hora à conversa com…" teve como convidada a nutricionista Alexandra Bento. A coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge juntou-se ao vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, para refletir sobre o "Direito a uma Alimentação Equilibrada".

A sessão ocorreu no Batalha Centro de Cinema e foi moderada pelo vereador da Coesão Social, que destacou o vasto currículo e trabalho feito pela investigadora, nutricionista, bastonária, autarca, mãe, dirigente na administração pública e autora de várias publicações.

Ao longo da conversa, Alexandra Bento trouxe à tona a importância da sociedade ter uma alimentação equilibrada, realçando que a dieta mediterrânea "é o padrão alimentar do qual há mais evidência científica de que é uma forma saudável de comer".

Questionada por Fernando Paulo sobre "o que significa exatamente ter uma alimentação equilibrada", a nutricionista lembrou que "ter direito à alimentação não significa só ter direito a alimentos, já que podem haver alimentos disponíveis, mas parte da população não ter acesso", devido a questões económicas.

Neste sentido, a especialista felicitou as políticas que têm sido promovidas pelo pelouro da Coesão Social. "A Câmara Municipal do Porto faz um trabalho exemplar", afirmou.

amerca_uma_hora_a_conversa_alimentacao_2024_04.jpg

Alerta para os excessos

Além da importância do acesso à alimentação saudável, Alexandra Bento também destacou que a disseminação de informação sobre o tema é essencial. "Ter literacia, saber escolher é essencial", referiu, alertando que muitas vezes as pessoas estão "a consumir a mais algum tipo de alimentos que nada têm a ver com a dieta mediterrânea".

Na conversa com Fernando Paulo, sugeriu que "devemos apostar em sopa e num prato muito generoso de hortaliças e saladas" nas refeições principais, salientando que, entre os maiores fatores de risco para a saúde, "contam-se o consumo excessivo de carne vermelha e carne processada e o baixo consumo de fruta".

Promovido pela Rede Social do Porto, o ciclo de conversas propicia oportunidades de reflexão e partilha de conhecimento em domínios que se têm demostrado de particular interesse.

Regresso em janeiro de 2025

Depois do primeiro ciclo ter contabilizado seis sessões de conversas, a iniciativa "Uma hora à conversa com…" regressa em janeiro de 2025.

As primeiras cinco sessões tiveram como convidados a coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, Sandra Araújo, o presidente do Instituto de Saúde Pública do Porto – ISPUP, Henrique Barros, a presidente da ENCONTRAR+SE e da ASM - Aliança para a Promoção da Saúde Mental no Local de Trabalho, Filipa Palha, o presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, e o fundador e diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e também fundador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), Sobrinho Simões.