Cultura

Ciclo do Batalha dedicado à movida espanhola arranca com homenagem a Carlos Saura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Deprisa-film.jpg

DR

Um novo ciclo temático do Batalha, "El Futuro Ya No Está Aquí", tem início no sábado, 6 de maio, às 17h15, com "Deprisa, deprisa", de Carlos Saura. Apresentado até ao dia 31, o programa, dedicado à movida espanhola, tem curadoria de Guilherme Blanc e Virginia Pablos.

O novo ciclo começa com a obra-prima cinematográfica, que consagrou o cinema Quinqui como um bastião da verdade na nova Espanha democrática. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, “Deprisa, deprisa” é um retrato cru de jovens delinquentes reais, que habitam a periferia de Madrid e lutam para vingar numa sociedade em rápida evolução.

Esta sessão, que será também de homenagem a Carlos Saura, falecido este ano, contará com a presença da mulher, Eulàlia Ramon, e da filha, Anna Saura Ramón, que era também a sua produtora, para uma conversa moderada pela jornalista Catarina Ferreira.

O programa oferece uma perspetiva sobre o processo de libertação de Espanha e a sua transição para a democracia e contará com a presença de convidados como Pilar del Río, Inês Meneses, Valeria Vargas, Queer Porto, Jó Bernardo, Luis Parés e Óscar Faria para conversas após as sessões de cinema.