Ambiente

Cidadania e sustentabilidade juntam gerações em Ramalde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Crianças e seniores tem uma palavra a dizer no campo da sustentabilidade. Foi essa certeza que levou à realização de mais uma edição do projeto "Semear Cidadania", onde a Junta de Freguesia de Ramalde, com a colaboração do Município, através da Porto Ambiente e do Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental, procuram promover a participação cívica e dar voz aos jovens das escolas básicas da freguesias e aos utentes dos centros de dia e da Universidade Intergeracional de Ramalde (UNIR).

Num encontro entre gerações, que durou cinco dias, foram conhecidas as boas práticas do Município na recolha e gestão dos resíduos e na valorização dos orgânicos. Com a ajuda também da LIPOR, crianças e seniores aprofundaram várias questões relacionadas com o tema da sustentabilidade, como as tão presentes alterações climáticas. Através de conversas e atividades, o "Semear Cidadania" procurou sensibilizar e capacitar as várias gerações "para um Porto mais verde, mais resiliente e neutro em carbono".

O objetivo da iniciativa foi a criação de "um projeto de sustentabilidade com as instituições locais, apresentá-lo em debate e defendê-lo com reforçado sentido crítico". O projeto vencedor de cada escola, centro de dia e da UNIR será desenvolvido durante um ano letivo e terminará com uma visita à Assembleia da República.