Educação

Cidade abre-se aos festejos da Semana Académica do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_cortejo_academico_queima_das_fitas_2022_16.jpg

Guilherme Costa Oliveira

É ao som da tradicional Monumental Serenata que tem início, no primeiro minuto deste domingo, mais uma Semana Académica do Porto. Momento acontece na Avenida dos Aliados, local que, durante a manhã, recebe a Missa da Benção das Pastas e, na terça-feira, é o epicentro do Cortejo de todas as casas da Academia. As noites, essas, vivem-se no Queimódromo, com os concertos de Richie Campbell ou Lon3r Johny.

O objetivo da Federação Académica do Porto (FAP) e do Município do Porto é que este seja um evento com mais conforto, totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida, mais sinalética e informação, mais sustentável e consequentemente mais seguro.

Num recinto preparado para receber 300 mil pessoas, e onde atuam cerca de 50 artistas, o compromisso é para reduzir a utilização de plástico e recorrer, cada vez mais, a energia renovável, tendo a Federação Académica do Porto assumido, no ano passado, o Pacto da Queima das Fitas do Porto para o Clima.

Em 2023, foram reciclados 70% dos resíduos e a meta, assume a FAP, é aumentar essa percentagem, com a ajuda de ações de sensibilização.

Este ano, o palco secundário vai trocar de posição com a zona das diversões de forma a mitigar a propagação do ruído. No palco principal, além da diminuição de horário, foi considerada uma ligeira inclinação na direção do Parque da Cidade.

Para proporcionar uma janela de acesso mais alargada, diminuindo os tradicionais problemas de concentração de pessoas junto à entrada, as portas do recinto abrem, no primeiro dia, às 20 horas. A PSP e a Polícia Municipal asseguram uma melhor ordenação das filas.

Estas entidades, assim como uma equipa de bombeiros, ficarão na entrada do recinto para todos os estudantes saberem onde se encontram caso o venham a necessitar.

Tal como já aconteceu no ano passado, todos os pagamentos serão efetuados através de sistema pulseiras e multibanco, com o número de pontos de troca a ser triplicado.

11 atividades em oito dias de celebração

Ao longo de oito dias, toda a cidade estará em festa com a despedida de milhares de estudantes da vida académica.

No primeiro dia, o Teatro Sá da Bandeira é o local do Encontro de Coros da Academia do Porto. Na segunda-feira, o dia é dedicado à recolha de donativos a favor de instituições de solidariedade e causas sociais por parte dos estudantes, e termina com o Concerto Promenade, no Seminário de Vilar.

A Casa da Música recebe, na quarta-feira, o Festival Ibérico de Tunas Académicas; na quinta-feira há um Sarau Cultural no Teatro Sá da Bandeira; e a noite de sexta-feira é o momento para o Baile de Gala, na Casa dos Arcos.

No último dia da Semana Académica, sábado, tem lugar um rally paper pela cidade e um Chá Dançante, em Leça do Balio.

Ruas reorganizam-se para a festa da Academia

A passagem dos estudantes e das quatro dezenas de carros alegóricos pela Baixa da cidade vai implicar uma reordenação da circulação automóvel durante todo o dia de terça-feira, cujos pormenores podem ser consultados no documento em anexo. O percurso tem início na Rua de Camões, descendo até à Praça General Humberto Delgado.

Para a realização da Monumental Serenata e da Missa da Benção das Pastas, estão, igualmente, previstos condicionamentos no acesso à Avenida dos Aliados e restrições de estacionamento nas artérias adjacentes.

De transportes públicos para todas as atividades da Semana Académica

Como habitual, a STCP e a Metro do Porto disponibilizam uma operação reforçada para as deslocações dos estudantes.

O serviço “Vaivém” da operadora intermunicipal terá autocarros dedicados a servir as ligações entre a Trindade / Hospital de São João e o Queimódromo durante toda a semana entre as 22 e as 8 horas.

Como complemento, a STCP vai, também, em funcionamento, entre a 1 e as 8 horas, as linhas 200 (Bolhão – Castelo do Queijo) e 205 (Campanhã – Castelo do Queijo).

Para quem optar por viajar de metro, terá, na madrugada de sábado para domingo, assim como na noite de terça-feira, as linhas Azul e Amarela em serviço contínuo. Na tarde do Cortejo, a operação é reforçada em todas as linhas, assim como na manhã de domingo, de forma a levar as pessoas à Missa da Benção das Pastas.

Nos restantes dias da Semana Académica, as linhas Azul e Amarela são reforçadas a partir das 20 horas e iniciam o serviço até à Trindade mais cedo, pelas 4 horas da madrugada.