Ambiente

Cidade acolhe eventos decisivos da estratégia europeia para a transição digital e climática

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_palacio_da_bolsa_sol.jpg

A estratégia europeia para a transição digital e a neutralidade carbónica dá, no Porto, mais um passo significativo. Enquanto cidade-mentora, foi escolhida pela Comissão Europeia para acolher o segundo Laboratório de Implementação (Implementation Lab) e a Cimeira de Autarcas (Mayor’s Summit) do Desafio das Cidades Inteligentes (ICC na sigla em inglês).

Os dois eventos estão agendados para 18 e 19 de junho, no Palácio da Bolsa, e contam com a participação de representantes das cidades europeias que fazem parte do ICC. O foco estará na identificação de oportunidades de colaboração e na partilha de soluções inovadoras para os desafios comuns sentidos na gestão dos diferentes territórios.

A missão do Laboratório de Implementação é promover sessões de formação e de networking entre as cidades e especialistas/facilitadores em temáticas estratégicas como Construção e Ambiente Edificado, Energia e Renováveis, Mobilidade e Transportes, Turismo e Cultura e Indústrias Criativas.

Já a Cimeira de Autarcas vai reunir líderes de todas as cidades que compõem a ICC para reafirmar o compromisso político no desenvolvimento dos Pactos Ecológicos Locais (Local Green Deals) e atividades relacionadas. No final, será firmada uma Declaração de Compromisso.

Momento de reforço do compromisso da cidade

O vice-presidente da Câmara do Porto sublinha que "o compromisso da cidade com esta importante iniciativa da Comissão Europeia tem sido total desde o primeiro momento".

Recorde-se que, no final de 2023, o Porto renovou o seu papel de liderança no ICC, tendo sido selecionado pela Comissão Europeia para integrar o grupo de dez cidades-mentoras do projeto. Cabe a este grupo orientar outras 64 cidades na criação de estratégias impactantes no desenvolvimento de soluções inovadoras que as colocarão na vanguarda da dupla transição ecológica e digital através dos Local Green Deals.

"O papel enquanto cidade mentora é de enorme responsabilidade, mas é, também, uma oportunidade única para reforçar o nosso conhecimento nos temas trabalhados, pois vamos poder explorar cenários de enorme complexidade", considera Filipe Araújo.

Nas palavras do também responsável pelo Ambiente e Transição Climática, "mais do que uma ocasião para partilha de experiências, procuramos que este seja mais um momento desafiante para explorar novas fronteiras dos temas relacionados com a transição digital e climática para as cidades".

Acolhimento e inspiração de um exemplo de cidade-mentora

A iniciativa da Comissão Europeia prevê, também, sessões técnicas de trabalho, que permitirão às cidades trabalhar de forma conjunta nas temáticas e setores que mais se adaptam aos seus desafios específicos.

O Palácio da Bolsa receberá, ainda, uma exposição de empresas especializadas em soluções no âmbito dos Local Green Deals e casos de uso ligados à Tech4Good Marketplace, uma plataforma de disseminação de soluções e melhores práticas ao serviço das cidades.

A representante da Direção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME da Comissão Europeia, sublinha "a dedicação contínua do Porto no apoio a outras cidades europeias na sua jornada rumo à transição verde e digital das economias locais".

Dana Eleftheriadou destaca "o acolhimento e inspiração do Porto, no papel de cidade mentora, tendo sido o berço de ideias inovadoras e colaborações frutíferas para a comunidade do ICC".

"Os seus ambiciosos objetivos de neutralidade carbónica e o empenho no Pacto Ecológico Local fazem do Porto uma escolha natural para acolher o Laboratório de Implementação e a Cimeira de Autarcas", afirma a responsável.

A participação do Município no ICC é assegurada pela Porto Digital e pela Direção para a Neutralidade Carbónica, na medida em que o objetivo desta iniciativa da Comissão Europeia passa por apoiar as cidades na sua transição digital e ecológica.