Ambiente

Cidade acolhe iniciativa da Comissão Europeia para acelerar dupla transição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Termina esta quarta-feira, no Palácio da Bolsa, o segundo laboratório de implementação da iniciativa Intelligent Cities Challenge (ICC), da Comissão Europeia, e o Fórum Empresarial de Autarcas (Mayors – Business Forum), que fizeram do Porto o palco da reflexão sobre a dupla transição – digital e verde.

Ontem, primeiro dia do evento, o programa foi dedicado a sessões de formação (workshops e ações de networking) entre cidades-mentoras, cidades-core e especialistas nas temáticas abrangidas no âmbito do ICC: Energia e Renováveis, Mobilidade e Transportes, Construção e Ambiente Construído, Turismo e Indústrias Culturais e Criativas.

Presente no encontro, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, destacou a relevância da rede ICC, cujo "papel tem sido determinante no apoio às cidades que abordam questões digitais e de alterações climáticas, bem como na alavancagem dos seus resultados".

"Desde o Desafio das Cidades Digitais até à atual edição da rede ICC, o Porto tem feito parte desta comunidade e são inúmeros os benefícios decorrentes desta cooperação e trabalho em rede", frisou o também vereador da Inovação e Transição Digital e do Ambiente e Transição Climática.

O Porto tem feito parte desta comunidade e são inúmeros os benefícios decorrentes desta cooperação e trabalho em rede

No último dia dos debates, juntam-se representantes políticos e empresariais das cidades da rede ICC para reafirmar o compromisso político com o desenvolvimento do projeto Local Green Deals (Acordos Verdes Locais) e Transição Climática.

Mais de 250 entidades representadas

Através desta iniciativa, a Comissão Europeia pretende fomentar a colaboração entre cidades e empresas, garantindo o envolvimento de todos na procura de soluções.

Numa altura em que a pressão sobre as zonas urbanas é cada vez maior, o debate centrou-se no esforço que deve ser feito para que se criem planos de ação focados nas cidades e comunidades, conciliando uma abordagem "dupla" que conjugue a transição digital com a transição verde.

Para os dois dias de conversas estavam mais de 250 cidades e empresas representadas. Também as empresas E-Redes, FC Porto, Grupo Greenvolt, Grupo Mota-Engil, Grupo DST e SONAE MC integram o programa.