Ambiente

Cidade é anfitriã do maior evento de sustentabilidade em Portugal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_abertura_bioblitz_2024_13.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A partir de hoje e durante todo o fim de semana, a Quinta do Parque de Serralves é o cenário do Greenfest, uma iniciativa conjunta da Fundação de Serralves e do Greenfest, em parceria com a Câmara do Porto. É o considerado o maior evento de sustentabilidade do país.

Sob o tema "Sustentabilidade em Ação. Um evento para todos", o encontro pretende celebrar o compromisso contínuo com a preservação do ambiente e a promoção de um estilo de vida mais equilibrado e sustentável para todos.

A Câmara do Porto está representada por todas as suas áreas ligadas ao Ambiente, onde se incluem as empresas municipais Águas e Energia do Porto e Porto Ambiente, com stand e conteúdos próprios, sob a designação "Porto, a liderar pelo exemplo".

Promoção da adoção de animais, dinamização de workshops ligados à natureza, de reciclagem e de reutilização de materiais, oficinas de reparação de eletrodomésticos, jogos sobre o conhecimento do ciclo da água e energia, visitas guiadas à exposição itinerante "Porto, uma Cidade inspirada na Natureza" fazem parte do programa dinamizado pela autarquia.

Festival plural, intergeracional e dinâmico

Segundo a organização, "o Greenfest, consolidando-se como uma celebração inclusiva e educacional, transcende as fronteiras de idades e interesses, unindo famílias, empresas, autarquias e cidadãos empenhados na causa da sustentabilidade. Este evento multidisciplinar aspira a sensibilizar e mobilizar, reforçando a crença fundamental de que todos têm o poder de provocar mudanças substanciais".

Com uma programação diversificada, que inclui palestras e workshops, sessões de bem-estar, um eco-market e uma seleção de atividades cativantes para as crianças, o Greenfest revela-se como um festival plural, intergeracional e dinâmico, adaptando-se a diferentes públicos e oferecendo experiências transformadoras através de uma variedade de programas.

Além da programação, há espaços de lazer e convívio, assim como áreas destinadas à restauração.

O evento é de acesso livre, decorre das 10 às 19 horas e a entrada deve ser feita pela Rua Bartolomeu Velho, 141.

Todas as informações e programação podem ser consultadas aqui.