Sociedade

Cidade dá voz ao problema da desinserção social das pessoas com deficiência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O workshop Geração de Ideias, sob o tema “Desinserção Social e Simbólica das Pessoas com Deficiência”, permitiu estimular a reflexão crítica, criatividade, envolvimento e colaboração entre os participantes presentes, que tiveram a oportunidade de trocar ideias com o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo.

No âmbito da 2.ª edição do Laboratório de Inovação Social, o workshop, que decorreu no Centro de Inovação Social (CIS), na Quinta de Bonjóia, permitiu explorar soluções para o problema em causa através da abordagem do Human-Centered Design (HCD).

Na perspetiva de Fernando Paulo, “estes workshops pretendem ser espaços de reflexão crítica, criatividade, envolvimento e colaboração” entre participantes, representando “uma oportunidade de capacitação e construção de iniciativas e projetos que poderão, potencialmente, ser submetidos a concurso, assim como um espaço de construção e manutenção de relações de parceria entre pessoas e instituições”.

O vereador da Coesão Social considera que “esta dimensão inovadora reforça os princípios fundamentais da abordagem Human-Centered Design, colocando as pessoas no centro da atuação, dando-lhes voz e reconhecimento”.

O autarca acredita que a metodologia usada permite “preparar os participantes para o desenho de projetos relevantes e significativos para as comunidades com que trabalham, assim como o aparecimento de respostas co-construídas”.

A sessão contou ainda com a presença de diferentes organizações da sociedade civil, tendo sido dinamizada pela Fundação Aga Khan Portugal, que ajudou a colocar em prática a abordagem do Human-Centered Design, recorrendo a metodologias participativas, ativas e dinâmicas.

Além das atividades realizadas, foram apresentadas ideias de diferentes entidades ligadas ao tema, de modo a recolher uma análise externa, crítica e apropriada sobre as propostas elaboradas.