Sociedade

Cidade foi anfitriã da maior cimeira de exploradores à escala global

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A cidade do Porto foi anfitriã do evento de lançamento da 5.ª edição da GLEX Summit, a maior cimeira de exploradores à escala global. Depois da estreia na Invicta, a 15 de junho, a reflexão continua em Angra do Heroísmo, nos dias 18 e 19.

Na sessão de abertura do evento, que decorreu na Alfândega do Porto, a vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, destacou que a cidade “está empenhada em ser uma rampa de lançamento de conhecimento e inovação”, tendo como inspiração o assinalável passado no âmbito das descobertas.

“Somos, há séculos, um verdadeiro Porto de conexões – ligando pessoas, mercadorias, empresas, passado e futuro. Berço de corajosos exploradores como D. Henrique, o Navegador e Fernão de Magalhães, abertos à descoberta e à evolução”, recordou a autarca.

Além dos alicerces históricos, Catarina Santos Cunha enalteceu a potencialidade do Porto como uma cidade com “um ambiente favorável à investigação académica e ao empreendedorismo inovador”. A Invicta alberga, destacou a vereadora, “instituições de prestígio, como a Universidade do Porto”, sendo também sede de “renomados centros de pesquisa e inúmeras incubadoras e aceleradoras”.

amerca_5_edicao_glex_summit_2024_13.jpg

Perante os presentes, a responsável pelo pelouro do Turismo e da Internacionalização frisou ainda que a cidade está comprometida em “criar condições para que académicos, investigadores e profissionais se instalem no Porto e encontrem aqui um ambiente acolhedor para o seu trabalho”.

“Pretendemos fazer parte de redes globais integradas de investigação e desenvolvimento e estamos empenhados em criar espaço para a inovação”, sublinhou.

O dia foi ainda dedicado a uma reflexão sobre a evolução da exploração espacial (com a Lua em destaque) e à gravação de um episódio do programa da rádio BBC “The Infinite Monkey Cage”, apresentado por Robin Ince.

A sessão de abertura da GLEX Summit contou com a participação do secretário de Estado Ajunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, do vereador de Angra do Heroísmo, Paulo Lima, do presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, do presidente do Explorers Club, Richard Garriott, do cofundador do GLEX Summit, Manuel Vaz, e do presidente da Associação do Museu dos Transportes e Comunicações, Mário Ferreira.

Os exploradores seguem viagem para Angra do Heroísmo, local onde, nos dias 18 e 19 de junho, irá decorrer a segunda parte do programa.