Sociedade

Cidades e comunidades sustentáveis discutidas nos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto acolheu, esta quinta-feira, uma reunião plenária da Comissão Técnica CT224 e uma sessão de divulgação sobre as Cidades e Comunidades Sustentáveis. Esta sessão, realizada em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), decorreu em formato híbrido, com cerca de 60 participantes, e contou com a presença do vice-presidente, Filipe Araújo, da vereadora dos Recursos Humanos, Catarina Araújo, e de Manuel Carrasqueira, presidente da CT224.

A vereadora dos Recursos Humanos abriu a sessão, destacando a importância estratégica do alinhamento entre a normalização e a sustentabilidade urbana. Já Susana Gonçalves, chefe de divisão da Divisão Municipal de Gestão Integrada, apresentou a certificação do Município pela ISO 37120 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Filipe Araújo encerrou os trabalhos, evidenciando alguns dos projetos do Município, no âmbito do "Porto, uma Cidade Sustentável".

É de sublinhar que o Município do Porto se encontra certificado segundo a norma ISO 37120 – Indicadores para Cidades e Comunidades Sustentáveis e é membro da Comissão Técnica CT224 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

A CT224 tem como objetivos a elaboração e/ou acompanhamento de normas/outros documentos normativos e emissão de pareceres no domínio das Cidades e Comunidades Sustentáveis, proporcionando às organizações portuguesas documentos normativos em língua portuguesa.

É, assim, estratégia do Município do Porto atender continuamente às necessidades e expectativas da comunidade e garantir uma gestão mais eficiente e transparente, pelo que esta iniciativa reitera o compromisso da autarquia com os temas da sustentabilidade, procurando promover uma cidade atrativa, inovadora e sustentável.