Educação

Cidades Educadoras distinguem boas práticas e valores do "Aconchego"

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Além de despertar o interesse para ser replicado em vários municípios brasileiros, o programa municipal que promove o acolhimento de estudantes do ensino superior em casa de pessoas seniores foi mesmo distinguido durante o Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que teve lugar em Curitiba, no Brasil.

Presente no evento, o vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, recebeu, pelo Município do Porto, uma menção honrosa atribuída ao "Aconchego" pelo Prémio Cidades Educadoras de Boas Práticas de Educação em Valores.

Sob o lema "Quem estuda tem casa. Quem tem casa tem companhia", o programa já abrangeu, desde o seu lançamento, em 2004, 279 seniores e 279 estudantes. No presente ano letivo, estão dez processos ativos, que integram dez estudantes e dez seniores.

Em Curitiba, o vereador destacou este como um "congresso histórico pela aprovação do português como língua oficial da Rede Internacional, que, presentemente, integra 95 cidades portuguesas e 42 brasileiras".

Além disso, acrescenta, "é, também, uma excelente oportunidade para divulgar três projetos considerados boas práticas para o mundo, sendo honrosa a distinção que nos foi concedida ao 'Aconchego'".

[O Aconchego] evidencia a prioridade que damos às políticas educativa e social.”

O programa, "que evidencia a prioridade que damos às políticas educativa e social", foi apresentado durante o painel sobre "Sustentabilidade Social: Inclusão e Pluralismo Cultural, Igualdade de Oportunidades e Cuidados".

Fernando Paulo participou, ainda, numa sessão sobre "Sustentabilidade Social: Inclusão e Pluralismo Cultural, Pluralismo Cultural, antirracismo e mediação", onde falou sobre "A prática da mediação: promover a inclusão e a paz no Município do Porto", desenvolvido pela autarquia.

Também a requalificação da Escola Básica do Falcão viajou até ao Brasil, com a apresentação do póster "A Escola Sustentável: Transformando o Futuro no Presente".

Este ano, sob o tema "Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente", o Congresso Internacional de Cidades Educadoras juntou cerca de 400 participantes, de 136 cidades e 12 países.

Ao longo do evento, palestrantes e participantes debateram políticas públicas, questões socioambientais, inovação social, redução das desigualdades, preservação e transmissão da cultura, pertença ao território, revitalização de espaços públicos, entre outros temas importantes para a vida nas cidades.