Turismo

Cidades ibéricas debatem desenvolvimento e modernização do turismo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Porto, Madrid, Málaga, Barcelona, Ilhas Baleares e Cascais debateram, na manhã desta terça-feira, "O futuro do turismo nas cidades portuguesas e espanholas". Evento da Sociedade Barcelonesa de Estudos Económicos e Sociais, uma iniciativa do centro empresarial Fomento do Trabalho Nacional, teve lugar na capital espanhola e contou com a participação do presidente da Câmara do Porto.

Ao lado de Rui Moreira estiveram os homólogos de Madrid, José Luis Martínez-Almeida Navasqüés, de Málaga, Francisco de la Torre Prados, e de Cascais, Carlos Carreiras, além do presidente do Turismo e do Grémio de Hotéis de Barcelona, Jordi Clos Llombart, e da presidente da Confederação de Associações Empresariais das Baleares, Carmen Planas Palou.

Esta revelou-se uma oportunidade para refletir sobre o turismo como um dos principais motores de desenvolvimento da economia de Portugal e Espanha, um setor-chave para definir a construção das cidades, seja do ponto de vista urbanístico, seja ao nível dos serviços culturais e do emprego.

Na mesa redonda, falou-se de temas como a formação de profissionais, a gestão da taxa turística, a melhoria da experiência dos visitantes, mas também o civismo, a sustentabilidade, a segurança, as infraestruturas e a importância das alianças para impulsionar novas ofertas culturais e desportivas e as inovações tecnológicas.

As cidades são ímanes para uma resposta de descentralização do turismo em toda a península.”

A sessão contou com a abertura do ministro da Indústria e Turismo espanhol, que afirmou que "as cidades de “Madrid, Málaga, Porto e Cascais são quatro potências turísticas da Península Ibérica", acrescentando a necessidade de "trabalharmos para manter um modelo turístico sustentável".

Jordi Hereu Boher sublinhou que "a nossa maneira de ser, as nossas cidades, a nossa gastronomia, a nossa história, as nossas paisagens naturais, o nosso património histórico-cultural são a chave da estratégia".

O ministro espanhol reconhece que, "muitas vezes, a inovação faz-se a partir das cidades" e que estas são "ímanes" para uma resposta de descentralização do turismo em toda a península. "Precisamos que os benefícios do turismo cheguem a cada canto de Espanha e de Portugal", sublinha Jordi Hereu Boher.

Estamos sempre entre os primeiros num setor de referência.”

A fechar o encontro, o presidente do Partido Popular espanhol não deixou de enaltecer a "experiência, trabalho feito e visão" dos autarcas presentes.

"A Península Ibérica é um dos melhores lugares do mundo, numa competição com países fantásticos como Itália ou França. Estamos sempre entre os primeiros num setor que é de referência", acredita Alberto Núñez Feijóo.

A Sociedade Barcelonesa de Estudos Económicos e Sociais considera que o turismo se constitui como um setor determinante para a definição de novas estratégias para a gestão mais eficaz das marcas globais de cidades como o Porto, Lisboa, Cascais, Madrid, Barcelona, Palma de Maiorca ou Málaga.

"As questões abordadas neste encontro precisam de um compromisso de colaboração entre as cidades para gerar um desenvolvimento turístico que resulte na melhoria das cidades e da vida dos cidadãos", sustenta.