Cultura

Cineasta João Gonzalez é a próxima Lua Nova do Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

lua_nova_batalha_centro_cinema.jpg

DR

A próxima sessão do programa Luas Novas do Batalha Centro de Cinema — dedicado a nomes emergentes do cinema português — apresenta a obra de João Gonzalez, esta segunda-feira, às 19h15, com uma conversa e performance ao vivo.

Um dos nomes mais importantes da animação, João Gonzalez fez história ao tornar-se no primeiro realizador português candidato a um Óscar. "Ice Merchants", que lhe valeu a nomeação para Melhor Curta-Metragem de Animação, teve um percurso fulgurante, que começou num quarto pequeno em Londres e que culminou com a proeza de Hollywood. Pelo meio, o filme conquistou a atenção dos festivais, somou dezenas de prémios e foi a primeira obra de animação portuguesa a ser distinguida no Festival de Cannes.

Licenciado em Multimédia pela ESMAD, João Gonzalez fez mestrado na londrina Royal College of Arts — instituições onde realizou os filmes "The Voyager" e "Nestor", respetivamente. Com formação clássica em piano, combina, frequentemente, a sua veia musical com a animação autoral, assumindo o papel de compositor e, por vezes, de instrumentista nos seus filmes.

No Batalha, João Gonzalez apresenta as suas três curtas-metragens, incluindo uma versão musicada ao vivo de "The Voyager". Também os filmes "Le ravissement", de Frank N. Stein, e "Father and Daughter", Michael Dudok de Wit, serão apresentados com banda sonora composta e tocada ao vivo pelo cineasta. A sessão será seguida de uma conversa.