Cultura

Cinema ao ar livre regressa em julho à Praça da Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_one_from_the_heart.jpg

DR

Entre 12 e 20 de julho, o cinema ao ar livre está de regresso à Praça da Batalha com Oásis 2. Este ano, sob o mote “Uma Noite Americana”, o Batalha Centro de Cinema propõe um conjunto de obras de culto que remetem para a paisagem noturna vivida nos Estados Unidos da América, atravessando diferentes géneros e décadas.

Tal como na técnica usada há décadas pelos estúdios de cinema — day for night, que consiste na gravação de cenas em plena luz do dia, simulando a noite —, estas obras remetem-nos para histórias onde a noite é protagonista.

A 12 de julho, sexta-feira, é apresentado “One from the Heart” (1981), de Francis Ford Coppola. Com uma inesquecível banda sonora blues de Tom Waits, este filme marca a tentativa ousada de Coppola reavivar, nos anos 80, os musicais grandiosos da época dourada de Hollywood, numa megaprodução que quase o levou à ruína.

No sábado, 13 de julho, “The Night of the Hunter” (1955), de Charles Laughton, conta a história do Reverendo Harry Powell (Robert Mitchum), um homem charmoso e manipulador que se casa com viúvas ricas por dinheiro, matando-as de seguida. Misturando terror e conto de fadas, este clássico expressionista explora a dicotomia entre o bem e o mal, a inocência e a corrupção, e o poder do amor e resiliência.

Considerado um dos melhores “filmes de assalto” e vencedor do Óscar de Melhor Argumento, “Dog Day Afternoon” (1975) é exibido na quarta-feira, 17 de julho. Protagonizada por Al Pacino, a narrativa acompanha um plano aparentemente simples para roubar um banco acaba por se transformar numa situação tensa com reféns, atraindo a atenção dos media. O filme desafia os estereótipos e preconceitos de género e identidade, apresentando-se como uma crítica ao sistema, à autoridade e à violência policial.

A sessão de 18 de julho propõe o thriller sombrio “Near Dark” (1987), de Kathryn Bigelow, protagonizado por Caleb, um jovem de uma pequena cidade do Oklahoma que se apaixona por uma vampira acabando por ser transformado contra a sua vontade. Apesar de não ter sido um sucesso aquando da estreia, “Near Dark” tem vindo a reunir uma comunidade de fãs, sendo considerado atualmente um filme de culto.

Estreia na realização de Sidney Poitier, que também integra o elenco ao lado de Harry Belafonte e Ruby Dee, “Buck and the Preacher” (1972) quebrou as tradições de Hollywood ao escolher atores negros como personagens centrais de um western e ao retratar a tensão e a solidariedade entre afro-americanos e nativo-americanos no final do século XIX. O filme é apresentado a 19 de julho, sexta-feira.

O programa Oásis 2: Uma Noite Americana termina no dia 20 de julho, sábado, com Tom Cruise em “Risky Business” (1983). Marcado pela banda sonora icónica com temas de Tangerine Dream, Phil Collins e Bruce Springsteen, este coming-of-age intemporal segue Joel, um estudante inocente e bem-comportado dos subúrbios de Chicago que procura divertir-se enquanto os pais estão fora em viagem.

Todas as sessões acontecem às 21h30 e o acesso é gratuito.