Sociedade

Coliseu promove debate centrado no tema da imortalidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_ci_programacao_80_anos_coliseu_01.JPG

Filipa Brito

O Coliseu Porto Ageas organiza nesta terça-feira, pelas 18h30, um debate em torno da imortalidade: "Quem quer viver para sempre?". Acontece no mês em que milhares de fiéis se deslocaram a Fátima e a poucos meses da realização das Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal. Para além da espiritualidade estão convocados também para esta conversa especialistas em neurociência, física, tecnologia, filosofia e ética.

O painel será constituído pelos académicos Paulo Borges (professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da mesma universidade, e ainda presidente da União Budista Portuguesa), Steven S. Gouveia (doutorado em Neurofilosofia da Mente, pela Universidade do Minho, e líder de um projeto sobre a Ética da Inteligência Artificial em Medicina), Jorge Teixeira da Cunha (teólogo, sacerdote da diocese do Porto e professor de Teologia Moral na Universidade Católica do Porto) e Ana Sofia Carvalho (docente de Ética e Bioética no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e, até 2019, diretora do Instituto de Bioética). O debate terá moderação de Minês Castanheira.

A promessa de vida eterna existia, em exclusivo, na religião, mas, surpreendentemente, está a deixar o plano do hipotético para se tornar numa realidade não tão distante no horizonte. O tema, cada vez mais importante no meio académico e na indústria tecnológica, ainda é pouco conhecido e debatido em Portugal. Mas será dos mais importantes do século XXI e para o qual urge convocar a sociedade a refletir e participar.

"Quem quer viver para sempre" insere-se no novo projeto "Mantras Coliseu", que, em cada mês, abordará uma temática diferente. O mês de maio tem como tema a Fé, derivando no subtema do Upload. O debate está marcado para o Salão Ático do Coliseu. A entrada é livre e sujeita à limitação do espaço.