Ambiente

Combate ao plástico vale “Coração Verde” ao ISEP

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_coracao_verde_ISEP.jpg

Filipa Brito

Há mais de um ano, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) decidiu acabar com a venda das garrafas de plástico de 33 cl nas suas instalações. Mas a medida revelou-se apenas a ponta do icebergue que se tornou a bandeira da instituição no caminho da sustentabilidade. O esforço foi agora reconhecido pela Câmara do Porto, a empresa municipal Porto Ambiente e a LIPOR que a distinguiram como um local onde bate um “Coração Verde”.

Eram 160 mil garrafas de plástico consumidas anualmente, que, entretanto, foram substituídas por dispensadores, bebedouros com água controlada, garrafas de vidro ou de plástico reutilizáveis.

Hoje os números são outros: 123 toneladas de resíduos entregues para reciclagem multimaterial e 23 toneladas para valorização orgânica, 60 pontos de equipamentos para recolha de lixo, 150 pontos para recolha de resíduos recicláveis, sete mil pessoas alvo de sensibilização, 50 elementos da equipa técnica do ISEP com formação, e mais de 90 horas de trabalho de intervenção direta.

Dentro do projeto “Agir Local, Pensar Global”, a que a instituição deu início em 2019 com a assinatura da Carta Compromisso Geração +, juntam-se, ainda, um serviço de recolha de orgânicos, o projeto Dose Certa na cantina para prevenção do desperdício alimentar, e a adoção de práticas generalizadas de prevenção da produção de resíduos.

Uma lista extensa que faz do ISEP a primeira instituição de ensino superior a ser reconhecida com o certificado “Coração Verde”. Para a LIPOR, “este reconhecimento é resultado da otimização dos processos de gestão ambiental e da aquisição e manutenção de boas práticas ambientais, no âmbito da correta gestão dos resíduos urbanos gerados nas suas instalações”.

“Esta certificação é apenas o início de um percurso que continuará com a presença assídua da equipa técnica do projeto, que manterá o nível de acompanhamento necessário para assegurar a renovação da certificação, garantido assim a manutenção das boas práticas e de um ciclo contínuo de atividade sustentável com uma visão estratégica corporativamente responsável”, avança a empresa de gestão de resíduos do Grande Porto.

O projeto LIPOR Geração+, que tem vindo a atribuir o certificado “Coração Verde” a instituições sociais e de ensino, promove o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, e conta com o envolvimento da Câmara do Porto e da empresa municipal Porto Ambiente