Economia

Comércio no Marquês partilha cores e emoções até ao final de setembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_fib_Chromatic_Emotions_ 10jardim_marques_27.JPG

Filipa Brito

Até ao final do mês de setembro, as cores e as emoções continuam a abraçar a Praça do Marquês. Feita por artesãos locais, a instalação “Emoções Cromáticas” é, também, parte de um desafio para percorrer as lojas do comércio local.

Já mais de 300 pessoas participaram nesta “Caça às Letras”, que espalhou as emoções despertadas pelo comércio de rua em palavras – “Afetos”, “Energia”, “Harmonia”, “Empatia” e “Empenho” – por mais de 100 estabelecimentos comerciais da zona, promovendo a visita e, assim, a dinamização daquelas lojas.

A participação é feita através de uma aplicação para telemóveis, que pode ser lida através do QR Code visível na montra dos espaços aderentes. Quem conseguir completar duas das palavras escondidas ganha uma oferta especial: miniaturas das decorações utilizadas na instalação artística.

A “Emoções Cromáticas” foi criada de forma a tirar partido dos elementos naturais do local. Em total harmonia com as árvores, a intervenção artística garante a circulação de ar, evitando acumulação de humidade e a falta de ar nos troncos.

Também os tecidos utilizados têm um cuidado especial, com um tratamento retardante de fogo, e todos os elementos foram feitos à mão por artesãos, tornando a obra sustentável, poupando recursos energéticos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Procurando ser o mais inclusivo possível, o projeto tem integrada a simbologia ColorAdd, o que permite aos visitantes daltónicos ter um entendimento mais amplo e completo acerca da proposta de intervenção.

Ao mesmo que tempo que procura aproximar do comércio local, a criação quer enaltecer as emoções que nos conectam e que nos tornam únicos e autênticos.

A instalação é da autoria da Impactplan art productions. A empresa, reconhecida e premiada internacionalmente, reúne um coletivo de artistas portugueses e desenvolve arte para o espaço urbano em todo o mundo, utilizando as cores como terapia e um meio para explorar as emoções humanas.