Urbanismo

Comitiva islandesa visita o Porto para conhecer estratégia habitacional

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma comitiva islandesa, liderada pelo presidente do Município de Snæfellsnes, Kristinn Jónasson, visitou, na semana passada, o Porto com o objetivo de ficar a conhecer a estratégia habitacional e de reabilitação urbana implementada na cidade.

Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, recebeu a comitiva nos Paços do Concelho e aproveitou para contextualizar historicamente a cidade, nomeadamente quanto aos aspetos demográficos, socioeconómicos e arquitetónicos.

Concretamente sobre a habitação e a reabilitação urbana, que o vereador considera que andam de “mãos dadas”, Pedro Baganha apresentou várias soluções que a autarquia do Porto tem procurado induzir em toda a cidade, promovendo a reabilitação do edificado e o alargamento da oferta de arrendamento acessível.

A comitiva islandesa visitou, ainda, o Quarteirão de Carlos Alberto, de modo a se inteirar do modelo operacional desenvolvido no Centro Histórico, acompanhada por técnicos da Porto Vivo, SRU. O objetivo da estratégia municipal para esta área é atuar na "malha fina", requalificando zonas degradadas da cidade e reabilitando edifícios, dotando-os de condições para engrossar a oferta habitacional a valores, pelo menos, 20% ao mercado de arrendamento. Até ao momento, foram colocadas em regime de renda acessível 192 casas, com 20 concursos realizados para o efeito.

De referir, que, numa altura em que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) assume particular importância, estão já contratualizados pela Porto Vivo, SRU mais de 12 milhões de euros, que permitem a concretização de projetos indutores de mudança, à semelhança do que se espera que venha a acontecer, por exemplo, com a reabilitação das seis ilhas na Lomba, complexo habitacional de 47 fogos.

No âmbito da visita, foi também possível conhecer a experiência de gestão que existe na Islândia, no que concerne à habitação.