Mobilidade

Conclusão dos trabalhos do metrobus motiva alterações de trânsito na Boavista

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_obras_boavista_05.jpg

Miguel Nogueira / Arquivo

A conclusão dos trabalhos do canal dedicado à operação do metrobus obriga a algumas alterações na circulação viária na zona do Foco, na Boavista. As mudanças permitem uma melhoria nas acessibilidades, fornecem novas ligações e encaminham o tráfego para outros arruamentos transversais.

O avanço da construção do canal onde irá circular o metrobus motivou a criação de uma nova faixa rodoviária do lado sul da Avenida da Boavista, que permite separar o sentido ascendente de três outros movimentos: a saída à direita para a VCI/Ponte do Freixo, a saída à esquerda para a Rua de Azevedo Coutinho e a saída à direita para a Rua Duruelo de la Sierra.

Esta alteração encontra-se devidamente sinalizada no local, tendo como principal objetivo assegurar o cumprimento das regras de segurança rodoviária, causando o mínimo de constrangimento possível ao trânsito na Avenida da Boavista.

Desta forma, os veículos que se encontrem na via central da Avenida da Boavista ficam impossibilitados de virar à esquerda para a Rua de Azevedo Coutinho, sendo obrigatório manter o sentido ascendente.

Outra das alterações introduzidas é na Rua de Azevedo Coutinho (Foco), onde passa apenas a ser permitido o acesso à Avenida da Boavista no sentido descendente, ou seja, a viragem à direita.

No sentido ascendente, a circulação passa a decorrer através da Rua de O Primeiro de Janeiro. Neste arruamento, e no troço compreendido entre a Rua de António Maria de Sena e a Avenida da Boavista, foi estabelecido sentido único Norte – Sul.

Fluxo de trânsito circular

Com esta alteração, quem desce a Avenida da Boavista fica impossibilitado de virar para a Rua de O Primeiro de Janeiro, sendo obrigado a seguir em frente.

A Rua de O Primeiro de Janeiro passa, assim, a permitir um fluxo de trânsito circular na zona do Foco, o que beneficia os comerciantes e os moradores, com a possibilidade de seguirem desde a Rua de António Maria de Sena - na direção de Francos (via Estádio do bessa) -, da Foz, da Praça de Mouzinho de Albuquerque ou da Praça do Rotary Internacional (via Rua de João Grave).