Desporto

Conferência de ministros europeus no Porto abre a porta a título de Capital Mundial do Desporto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

De 8 a 10 de outubro, a Frente Atlântica acolhe a 18.ª Conferência de Ministros do Desporto do Conselho da Europa, apresentada hoje em Vila Nova de Gaia. Rui Moreira enalteceu a importância do evento ocorrer na região Norte, notando que o acontecimento pode “contribuir de forma determinante para a candidatura que o Porto e Gaia tencionam apresentar a Capital Mundial do Desporto em 2027”.

A quatro meses do Porto, a par de Matosinhos e Vila Nova de Gaia, receber a 18.ª Conferência de Ministros do Desporto do Conselho da Europa, o autarca portuense considerou ser muito “prestigiante” para a Invicta acolher uma reunião com este peso, garantindo que o Município “está fortemente comprometido com os objetivos” do encontro ministerial.

O evento, que é “uma manifestação de empenho da Frente Atlântica”, referiu o autarca, também coloca a cidade de olhos postos na candidatura conjunta com Gaia a Capital Mundial do Desporto em 2027.

Rui Moreira não tem dúvidas de que a conferência será essencial para mostrar, além-fronteiras, o trabalho que tem sido desempenhado neste sentido.

Trampolim para o mundo

Para o presidente, a reunião ministerial pode “contribuir de uma forma determinante e decisiva para a candidatura”, que, segundo adiantou, deverá ser feita até ao final deste ano.

“É um bom momento para começarmos a aquecer os motores”, considerou, lembrando que os integrantes de algumas comitivas internacionais que, em outubro, vão estar no Porto são os principais decisores do sucesso da candidatura.

O evento, que vai passar pela Alfândega do Porto, pelo Terminal de Cruzeiros de Matosinhos e pelo The Lodge Hotel, também vai ter impacto direto na população.

“Estamos a trabalhar com o IPDJ na perspetiva de haver uma série de atividades que possam mobilizar a população”, informou Rui Moreira, ao acrescentar que, desta forma, também será possível mostrar aos participantes internacionais os projetos desportivos que o Município tem levado a bom porto.

É o caso do Desporto no Bairro, que “é um projeto que começa a fazer a diferença” e tem despertado interesse de decisores políticos internacionais, revelou o autarca.

É no desporto e com o desporto que se cultivam valores que devem ser a bússola para o nosso dia-a-dia enquanto comunidade

Na apresentação da 18.ª Conferência de Ministros do Desporto do Conselho da Europa, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, realçou a importância do evento internacional acontecer em Portugal.

“É no desporto e com o desporto que se cultivam valores que devem ser a bússola para o nosso dia-a-dia enquanto comunidade. A cultura do mérito, a cultura de competir é fundamental e faz-nos crescer a todos”, acrescentou o governante.

O evento – que se vai centrar na governação e governança no desporto, bem como na igualdade de género neste meio – realiza-se de dois em dois anos e vai juntar os ministros do Desporto de 46 países europeus, que integram o Conselho da Europa, além de quatro outros estados que irão marcar presença como observadores.

São ainda esperadas 50 delegações e 37 organizações europeias e internacionais de desporto.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, que se fez acompanhar pelo secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, adiantou que a organização da conferência ministerial vai rondar os 400 mil euros, valor que será assegurado por diferentes entidades, contando ainda com o contributo do Conselho da Europa.

Na apresentação da conferência esteve também Sílvia Vermelho, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e, autarcas de Gaia e Matosinhos, bem como a atleta Rosa Mota e desportistas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorrem no próximo mês.