Sociedade

Ponte Luiz I aguarda obras

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Filipa Brito

O vereador
do Urbanismo da Câmara do Porto afirmou hoje, na reunião do executivo, que o
anteprojeto desenhado para o tabuleiro inferior da ponte Luiz I, que prevê
passeios exteriores, aguarda ainda o parecer da Direção-Geral do Património
Cultural (DGPC). O anteprojeto procura resolver o problema daquele atravessamento rodoviário e pedonal à cota baixa e é semelhante ao que já foi feito no tabuleiro superior, por altura das obras para a passagem do metro.


O
documento em causa "foi acordado entre os dois municípios (Porto e Gaia) e só
não saltou para o espaço público da discussão (antes) porque a DGPC tem de se
pronunciar", afirmou o vereador Correia Fernandes em resposta ao vereador do PSD Ricardo Almeida.


O vereador responsável
pelo pelouro do Urbanismo referiu, também, que "se a DGPC levantar problemas" as autarquias
terão que rever a situação, defendendo que esta é a "solução mais doce" para
resolver aquele atravessamento, por não implicar quaisquer alterações nas
margens dos dois municípios, Porto e Gaia.


"A ponte
Luiz I não é propriedade das autarquias, é da Infraestruturas de Portugal (IP), que
tem aqui uma palavra importantíssima, e discutir algo que não é de nenhuma das
cidades é algo estranho", destacou Correia Fernandes, lembrando que a ponte é
monumento nacional e por isso nada pode ser feito sem o aval da DGPC.


O vereador
frisou ainda que, no âmbito da reabilitação estrutural daquele tabuleiro
inferior que a IP vai realizar, este anteprojeto poderá beneficiar de apoios
daquela entidade proprietária da ponte.


O vereador
do Porto já tinha revelado em junho de 2015 existir um acordo com Vila Nova de Gaia e com a IP para
construir dois passeios de dois metros dos lados de fora do tabuleiro inferior
da ponte Luis I.


Correia
Fernandes referiu, ainda, que no âmbito do projeto de valorização do rio Douro, que envolve quatro autarquias, desde a foz até à barragem de Crestuma, está em
curso, também com a IP, "a reabilitação" da travessia pedonal da ponte D. Maria
e a instalação de uma ecovia, bem como a reabertura do túnel que liga Campanhã à
Alfândega.