Educação

Município dá as boas-vindas aos rostos que fazem do "Porto de Atividades" um exemplo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com um novo ano letivo à porta, o programa "Porto de Atividades" está de regresso. Antes de colocarem mãos à obra, os professores e técnicos das Atividades de Enriquecimento Curricular e das Atividades de Animação e de Apoio ao Estudo foram recebidos, esta quinta-feira, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, pelo vereador da Educação, Fernando Paulo, que relembrou a importância da "escola pública de qualidade".

Desde o ano letivo de 2019/2020 que o Município tem dinamizado o programa "Porto de Atividades", destinado a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do incentivo ao enriquecimento curricular. No entanto, a iniciativa não seria possível sem os professores e técnicos, que, ano após ano, dão o seu melhor para fazerem da educação escolar um dos pilares da cidade.

A poucos dias do arranque de um novo período escolar, o vereador da Educação participou numa sessão de acolhimento, que teve como objetivo dar as boas-vindas aos rostos, que, ao longo dos próximos meses, vão acompanhar os alunos.

"O Município do Porto continua profundamente empenhado para que a escola pública seja de qualidade, assegure os apoios necessários às famílias e a toda a comunidade educativa, promova os mais elevados índices de qualificação dos alunos e contribua para o desenvolvimento pessoal", defendeu Fernando Paulo.

Cidade amiga das crianças

Na presença de mais de 200 professores e técnicos, o responsável pelo pelouro da Educação reafirmou: "queremos uma cidade amiga das crianças, dos jovens e das famílias, apoiada nos ideais de uma cidade educadora, com escolas dinâmicas, criativas e promotoras da coesão social".

No que diz respeito às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) – que têm como missão a organização e a implementação de programas de incentivo ao enriquecimento curricular dos alunos, junto de estabelecimentos de ensino público do 1.º Ciclo do Ensino Básico –, o Município tem prevista a sua realização em 75% das escolas da rede pública da cidade.

Nas restantes escolas, as atividades serão asseguradas, tendo por base os contratos interadministrativos celebrados entre o Município e as juntas de freguesia onde se localizam as instituições.

As AEC’s, asseguradas por 114 técnicos, contemplam uma carga horária de cinco horas semanais do 1.º ao 4.º ano, abrangendo cerca de 3400 alunos.

Espaço de aprendizagem

Já as Atividades de Animação e de Apoio ao Estudo – que visam proporcionar às crianças um espaço de aprendizagem preenchido com experiências, brincadeiras e jogos orientados, numa estreita correlação entre atividades de apoio ao estudo e atividades lúdicas – também vão decorrer dentro dos mesmos moldes e nas mesmas escolas que as AEC’s.

Neste caso, o Município vai contar com o apoio de 93 técnicos, que vão garantir a realização das atividades programadas.

O programa "Porto de Atividades" promove respostas diversificadas de apoio às escolas, às famílias e aos alunos, implementando atividades pedagogicamente enriquecedoras e complementares das aprendizagens, associadas à aquisição de competências básicas, assentes numa natureza eminentemente lúdica e cultural incidindo nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, e de ligação da escola com o meio.