Ambiente

Cooperação ibérica adensa-se para atingir a neutralidade climática

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_missao_espanha_portugal_neutralidade_climatica-valladolid.jpg

DR

O Porto esteve presente no Encontro Missão Espanha – Portugal: Rumo à Neutralidade Climática até 2030. O evento, que decorreu em Valladolid, juntou as cidades portuguesas e espanholas que fazem parte do restrito lote das 100 cidades que pretendem atingir a neutralidade carbónica até ao ano de 2030. Barcelona, Madrid, Sevilha, Valladolid, Valência, Vitória-Gasteiz e Saragoça são as cidades espanholas que integram este grupo de cidades. Em Portugal, além do Porto, foram selecionadas as cidades de Lisboa e Guimarães.

O encontro teve como propósito o fortalecimento dos objetivos de neutralidade climática na Península Ibérica. Pretende-se, com estes eventos, criar pontos de contacto e fomentar a sinergia ibérica no que concerne aos objetivos ambientais que são partilhados entre os diversos territórios. A iniciativa Missão Espanha - Portugal: Rumo à Neutralidade Climática até 2030 contou com a presença e colaboração de especialistas, académicos, representantes de organizações parceiras e de cidades, potenciando-se o debate e a troca de experiências entre as várias entidades e criando-se dinâmicas capazes de promover a neutralidade climática e a resiliência urbana dos territórios.

A Rede CENCYL foi a facilitadora do evento, sendo a entidade o espelho de uma cooperação territorial transfronteiriça composta por cidades portuguesas e cidades da região espanhola de Castela e Leão. A Rede promove o desenvolvimento de eixos como a economia local, o empreendedorismo, a inovação, a sustentabilidade urbana, a planificação territorial e a governação para a cooperação, tópicos relevantes que unem os territórios em tornos de objetivos comuns.

Relação de proximidade para o alcance de objetivos comuns

No eixo dos compromissos ambientais do Porto, foi apresentado e reforçado o papel do Pacto do Porto para o Clima como ferramenta essencial para alinhamento dos diversos intervenientes da cidade tendo em vista a neutralidade carbónica da região. Aliás, a este encontro internacional seguiu-se uma sessão de trabalho entre vários parceiros na cidade do Porto tendo em vista consolidar estratégias nesta matéria. O Município trabalha, atualmente, na elaboração do Contrato de Cidade Climática no sentido do concretização de metas em conjunto com diversos parceiros.

O trabalho do Porto tem sido reconhecido e por entidades relevantes. A título de exemplo, e à semelhança do que já havia sucedido em 2020 e 2021, o Disclosure Insight Action (CDP) voltou a incluir o Porto na lista A de cidades mundiais que se distinguiram, em 2022, pela ação e transparência ambiental, tendo a cidade sido distinguida em Paris, em fevereiro último.