Sociedade

Crianças e jovens de Campanhã apresentam "Querido Planeta Azul" na Praça D. João I

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_postais_porto_02.jpg

No dia 8 de junho, às 16 horas, um grupo de crianças e jovens da freguesia de Campanhã vai apresentar, na Praça D. João I, o espetáculo final da primeira residência artística enquadrada no projeto "Querido Planeta Azul". A iniciativa, promovida pela Domus Social e pelo Balleteatro, cruza diferentes áreas artísticas: a escrita, o canto, a dança, o teatro e a música. O espéculo é de acesso livre.

Numa das principais praças do centro da cidade, o "Querido Planeta Azul" irá reunir artistas e jovens, entre os 12 os 17 anos, num espetáculo que convida a uma reflexão sobre temas e desafios da atualidade e, também, a uma celebração da nossa casa comum, o planeta Terra. Com direção artística de Isabel Barros e produção do Balleteatro, o espetáculo dá ainda palco às competências artísticas das novas gerações da cidade.

O projeto "Querido Planeta Azul" contempla a realização de três residências artísticas junto das comunidades desfavorecidas da freguesia de Campanhã, cada uma com duração de seis meses. O culminar de cada residência, e de todas as aprendizagens realizadas, acontece na apresentação pública de um espetáculo final, no qual todos os alunos são envolvidos no processo de produção.

A apresentação, que decorrerá no próximo dia 8 de junho, trata-se do culminar da primeira residência artística programada, concretizada entre janeiro e junho deste ano. Além do espetáculo final, com acesso gratuito, o resultado de cada residência artística engloba o desenvolvimento de seis músicas, um teaser e um videoclipe.

Projeto promovido pela Domus Social e Balleteatro

A cada residência, a curiosidade dos alunos é despertada em relação a diferentes áreas artísticas, tendo, cada um, a oportunidade de participar em oficinas de escrita criativa, de canto, de movimento, de composição musical e de criação.

Em parceria com o Centro Juvenil de Campanhã e a Escola Básica e Secundária Cerco do Porto, esta iniciativa pretende, ainda, promover a integração dos jovens no seio das suas comunidades e, tal como o nome deixa adivinhar, sensibilizar os participantes para a necessidade da valorização dos recursos do planeta.

Assim, arte e cultura juntam-se para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis no que diz respeito a temáticas como as alterações climáticas, a proteção da biodiversidade e a adoção de estilos de vida mais positivos, ecológicos e sustentáveis.

O projeto "Querido Planeta Azul" é promovido pela Domus Social, empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional do Município do Porto, e pelo Balleteatro. A iniciativa é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e surge no âmbito dos Planos de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI).