Cultura

Cultura em Expansão apresenta dois espetáculos inéditos no arranque de dezembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

RCS_grupo_operario_ruido_01.jpg

Renato Cruz Santos

O Cultura em Expansão entra no seu último mês de programação com mais duas estreias, na sequência de residências artísticas. O primeiro, “Escutar a Bouça”, de Cláudia Teixeira Martinho, será apresentado no sábado, 2 de dezembro, às 19h30, na Associação de Moradores da Bouça; o segundo, junta em palco o Grupo Operário do Ruído e Pedro Carneiro, numa atuação que terá lugar na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, no dia seguinte, 3 de dezembro.

Dando continuidade à série de trabalhos tendo como mote repensar a Bouça – na qual já participaram Amarante Abramovici e Raquel S. (2021) e Mariana Caló e Francisco Queimadela (2022) –, o coletivo Sonoscopia desafiou Cláudia Teixeira Martinho a desenvolver um projeto a partir deste território.

Com background na área da investigação e experimentação com arte sonora, arquitetura aural e ecologia acústica, a prática da artista baseia-se num processo de escuta imersiva e sintonização com o ambiente, para criar ressonâncias entre as qualidades dos lugares e as suas comunidades, humanas e não-humanas, através de instalações, performances e composições. Do trabalho desenvolvido na Bouça, propõe agora a apresentação de composição sonora, a que se seguirá um momento de conversa e convívio.

Já no domingo, é a vez do Grupo Operário do Ruído estrear mais um espetáculo, desta vez, em resultado do trabalho colaborativo com o percussionista Pedro Carneiro.

Cofundador, diretor artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) e da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP, membro da EFNYO), na sua tripla atividade como instrumentista, chefe de orquestra e compositor, Pedro Carneiro tem vindo a cativar plateias por todo o mundo, cabendo-lhe agora assumir a direção musical deste coletivo de criação musical colaborativa, criado pela Sonoscopia em 2020.

A entrada em todos os espetáculos é gratuita, mediante levantamento de bilhete no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações disponíveis em www.culturaemexpansao.pt.