Cultura

Cultura em Expansão apresenta novas Obras Portuenses da década de 20

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Obras Portuenses da Década de 20 (Cred Renato Cruz Santos).jpg

Renato Cruz

Na próxima sexta-feira, 10 de novembro, às 21h30, o Cultura em Expansão volta à Igreja de São Pedro de Miragaia para a apresentação de mais quatro “Obras portuenses da Década de 20”, desta vez compostas por António Pinho Vargas, Carlos Guedes, Olívia Silva e Pedro Junqueira Maia.

O momento marca também o fim deste projeto, promovido pela Sonoscopia, assinalado com o lançamento de uma caixa, com dois CDs, com as obras compostas em 2021 e 2022.

Ao longo dos últimos três anos, a Sonoscopia desafiou diferentes compositores portuenses a refletir sobre aquilo que é a vida no Porto, na forma de música, tomando como inspiração particular os quatro território centrais deste programa municipal: Miragaia, a partir dos compositores Igor C. Silva (2021) e Isabel Soveral (2022), Campanhã, com Sara Carvalho (2021) e Ângela Lopes (2022), Bouça, com Ângela da Ponte (2021) e Cândido Lima (2022), e Pasteleira, com José Alberto Gomes (2021) e Álvaro Salazar (2022).

Nesta edição do Cultura em Expansão, que marca o culminar deste projeto, o convite estendeu-se a novos compositores: António Pinho Vargas (Miragaia), Carlos Guedes (Campanhã), Olívia Silva (Bouça) e Pedro Junqueira Maia (Pasteleira).

À semelhança dos dois últimos anos, as novas obras serão agora interpretadas por um quarteto escolhido, propositadamente, para este projeto (Supernova Ensemble), com um papel ativo na materialização do trabalho desenvolvido e que integra alguns dos melhores instrumentistas portuenses do panorama da música erudita: João Dias (percussão), Carina Albuquerque (violoncelo), Clara Saleiro (flauta) e Frederic Cardoso (clarinete).

A entrada no concerto é gratuita, mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local do espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações podem ser consultadas no site da iniciativa.