Cultura

Cultura em Expansão com propostas em três palcos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

aa_cultura_em_expansao_teresa_fabiao.jpg

Amor Alonzo

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o Cultura em Expansão propõe três palcos pela cidade para descobrir a voz de Josephine Foster, mergulhar numa performance com sabor especial – “Bola de Fogo” – ou admirar o flashmob final do projeto “IMUNE em Expansão”.

O fim de semana de espetáculos arranca nesta sexta-feira, com o concerto de Josephine Foster, na Associação de Moradores da Bouça, pelas 19h30.

Cantora, multi-instrumentista e compositora, Foster desenvolveu um estilo próprio, no qual combina as raízes da música folk americana com a sua voz “mezzo soprano”, numa abordagem que trespassa o tempo e a definição de canção.

Acompanhada de uma guitarra e um piano, apresenta-se na Bouça para uma atuação em torno do seu mais recente álbum, “Domestic Sphere” (2023), onde não faltarão também outras canções do seu reportório. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete no dia e local, a partir das 18h30.

Narrativa com matrizes africanas

No sábado, segue-se a apresentação do espetáculo “Bola de Fogo”. Embora inicialmente previsto para o Mercado do Bolhão, a performance terá lugar ao ar livre, na Praça da Alegria, às 18 horas.

Abordando temas como ancestralidade, afetividade e questões ligadas ao corpo negro, devidamente trajado de Baiana, o artista brasileiro Fábio Osório Monteiro monta o tabuleiro, bate a massa do acarajé, frita os bolinhos e partilha a iguaria com o público.

A sua narrativa atravessa os mitos e itãs de matrizes africanas e, com passagens autobiográficas, relata a si próprio e a outras pessoas negras, LGBTQIAPN+, nordestinas e “candomblecistas”.

A performance será traduzida e interpretada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela performer e intérprete Cintia Santos, e irá contar também com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

HIV, o vírus como motor de transformação social

Já no domingo, é a vez do público conhecer o projeto IMUNE em Expansão, na Alameda das Fontainhas, às 17h00, através de um flashmob coorientado pela sua criadora, Teresa Fabião, e Teresa Prima.

“IMUNE” é um projeto de intervenção social que aposta numa união de forças entre arte-saúde-educação, abordando, a partir do HIV, o vírus como motor de transformação social.

Através da expressão corporal, coloca em diálogo pessoas HIV+ e HIV- em diálogo, mediante atividades e ações diversas. Nesta colaboração com o Cultura em Expansão, o projeto desdobrou-se em dois laboratórios de criação que culminam agora neste flashmob, a que se irá seguir uma assembleia pública.

Tal como no espetáculo “Bola de Fogo”, o flashmob é de acesso livre e gratuito. Mais informações podem ser consultadas aqui.