Educação

Curta-metragem "A princesa que venceu o medo" premiada no CINANIMA

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

cinanima_a_princesa_que_venceu_o_medo.jpg

DR

A curta-metragem "A princesa que venceu o medo", realizada nas oficinas do CLIA Anilupa da Associação de Ludotecas do Porto, no âmbito do programa municipal "Porto de Crianças", foi premiada no CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, com Prémio Jovem Cineasta Português (- 18 anos).

No âmbito do "Porto de Crianças", o filme foi realizado por alunos do 2.º B da Escola Básica de Costa Cabral (ano letivo 2021/2022), sob a orientação técnica do CLIA Anilupa, tendo sido utilizados diferentes materiais para a construção das personagens e cenários. O argumento, criado em conjunto pela turma, foi distribuído entre alunos para que cada um tivesse a oportunidade de participar na gravação das falas. A música para a curta-metragem foi criada por Fábio Fernandes.

A 47.ª edição do CINANIMA teve um total 130 filmes de 33 países em competição. O grande vencedor foi a curta-metragem "Our Uniform", da iraniana Yegane Moghaddam.

Curta-metragem premiada em Espanha

Recorde-se que "A princesa que venceu o medo" já tinha sido, este ano, considerada a melhor curta-metragem de animação no Festival "Plasencia Encorto International Youth Film", que decorreu em Espanha.

O “Porto de Crianças” é dirigido às crianças do pré-escolar e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas da rede pública da cidade. É um programa de coadjuvação curricular, de apoio interdisciplinar aos docentes titulares de turma, que reforça áreas curriculares como a educação artística e científica, a formação cívica e para a cidadania. O projeto de Cinema de Animação é uma das ofertas educativas integradas no programa municipal.