Sociedade

Debate traz à tona a importância da economia social no contexto comunitário

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_visoes_economia_social_porto.jpg

DR

O livro "Visões da Economia Social – Vol.2" deu o mote a uma tarde dedicada à reflexão e ao debate. A sessão, que aconteceu no Hotel Pestana Porto – A Brasileira, e na qual o vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, marcou presença, decorreu sob o tema "Financiar o Envolvimento da Comunidade".

Na sua intervenção, Fernando Paulo defendeu que "o desenvolvimento sustentável possui três grandes eixos, que devem coexistir e interagir entre si: económico, ambiental e social, em que o crescimento económico deve primar pelo respeito e preservação ambiental, pela melhoria da qualidade de vida das populações e a redução das desigualdades sociais".

O autarca lembrou ainda que "as organizações, mesmo as intituladas com fins lucrativos, têm, cada vez mais, como finalidade a criação de valor para a sociedade, assumindo que o lucro é apenas um dos pilares da sua sustentabilidade".

Neste contexto, o vereador da Educação e da Coesão Social ressalvou que existem "medidas muito práticas que podem ser implementadas para que se possa consolidar o pilar social da sustentabilidade nas organizações, que vá para além do cumprimento de obrigações legais e éticas, trazendo benefícios tangíveis para as próprias organizações, os funcionários e a sociedade como um todo".

A obra "Visões da Economia Social – Vol. 2", publicada numa parceria entre a Sector 3, a Fundação Ageas, o Grupo Pestana, a Leya e a Dentsu, constitui uma coletânea de meia centena de artigos, cujos autores são influentes especialistas em diferentes áreas do ecossistema da economia social.