Cultura

Derradeira sessão deste ano do ciclo “Justiça Poesia Música” sob o mote “As Palavras Certas”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_spoken_words.jpg

Miguel Nogueira

O Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto recebe, ao final da tarde desta quinta-feira, a derradeira iniciativa da programação “Justiça Poesia Música”.

A sessão terá como anfitrião o presidente do Tribunal da Relação do Porto, José Igreja Matos, num evento com início marcado para as 18 horas e que parte do mote “As Palavras Certas”.

Pelo Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto vão passar “As Palavras Certas” de Maria Sousa Barros e Augusto Maio, pseudónimos poéticos de Maria Dolores da Silva e Sousa e de José Eusébio Almeida, a convocar à conversa e à poesia, com Ana Celeste Ferreira e Isaque Ferreira.

Participa igualmente, do MANIFESTUM arte de dizer de Valongo, o coletivo poético HÁ PALAVRAS QUE NOS BEIJAM. “Esta sessão é perfumada de música pelo pianista Ricardo Caló”, destaca a organização. Consulte mais informações aqui.

O ciclo “Justiça Poesia Música” pretende franquear as portas do Tribunal da Relação do Porto, estabelecendo uma afinidade particular com territórios não convencionais no quotidiano deste espaço.

As sessões compõem-se de dois momentos fundamentais: numa primeira instância o debate, entre convidados, conciliando os territórios artísticos compreendidos na sessão e as ligações destes com assuntos que derivem da justiça no seu sentido mais amplo (cidadania, igualdades, direitos humanos, entre outros). Após a conversa surge, em segundo momento, a intervenção poética e musical, em compromisso com o primeiro momento.

O ciclo é coordenado pela Exemplo Extremo, uma associação fundada em 2019, sem fim lucrativo, com objetivos eminentemente orientados para a cultura.