Desporto

"Desporto no Bairro" vai oferecer 14 bolsas e quer abraçar mais crianças

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A quinta edição do "Desporto no Bairro" irrompe com duas novidades que espelham a importância que a iniciativa tem alcançado desde que foi criada. Este ano, o Município vai atribuir 14 bolsas desportivas a crianças e jovens dos bairros abrangidos e terá maior duração. Todos os que se quiserem juntar "serão bem-vindos", convidou a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Com o mar como pano de fundo, dezenas de crianças e jovens participaram no arranque da quinta edição do "Desporto no Bairro", que, este ano, ocorreu no campo de Street Basket do Castelo do Queijo.

Depois de um ano em que cerca de 900 participantes mostraram os seus dotes nas modalidades de breaking, street basket, skate, e surf, é esperado que o número de interessados cresça, a reboque das novidades divulgadas.

"Catorze jovens vão ter direito a uma bolsa desportiva, podendo frequentar, com tudo pago, durante um ano, as respetivas modalidades. Vão ter a inscrição totalmente suportada pelo Município, mas também verão disponibilizado todo o material necessário para a prática da respetiva modalidade", explicou Catarina Araújo.

Em 2024, a iniciativa, dirigida a crianças e jovens entre os seis e os 22 anos, vai estender-se por sete meses com o objetivo de criar uma maior janela de oportunidade para todos os que queiram praticar alguma das quatro modalidades inseridas na iniciativa.

Temos tido boas notícias da importância que o desporto tem na vida destas crianças, designadamente a nível comportamental e do sucesso escolar”

"Queremos que este programa seja impulsionador, inspirador e capacitador de mudar as vidas destes jovens e destas crianças", notou a vereadora da Juventude e Desporto.

No final do "Desporto no Bairro", duas bolsas para breaking, duas para skate, quatro para surf e seis para street basket serão atribuídas aos 14 bolseiros selecionados, de modo a que possam continuar a praticar a sua modalidade olímpica de eleição sem qualquer custo.

De olhos postos no talento das crianças e jovens presentes no primeiro dia da quinta edição, a autarca mostrou-se orgulhosa dos efeitos que a iniciativa tem tido, de ano para ano, nos participantes, realçando a importância do desporto no desenvolvimento e formação dos mais novos.

“Temos tido boas notícias da importância que o desporto tem na vida destas crianças, designadamente a nível comportamental e do sucesso escolar", notou.

gco_abertura_desporto_no_bairro_2024_11.jpg

“Mais do que a componente desportiva, que só por si seria relevante, é através deste programa que se ajuda a construir sonhos, mostrando que o desporto é importante na consolidação de outros valores, como o respeito, a confiança e a valorização deles próprios", frisou Catarina Araújo, ao revelar que, este ano, "o investimento vai além dos 150 mil euros a que já tínhamos chegado na edição anterior".

O programa municipal que, através do desporto, procura combater comportamentos de risco, promover a integração social e o sucesso escolar, abrange, na sua quinta edição, 18 áreas geográficas e oito polos de intervenção: Lagarteiro/Cerco; Pasteleira/Pinheiro Torres; Fonte da Moura/Aldoar; Viso/Ramalde do Meio; Francos/Central de Francos; Contumil/Pio XII; Agra do Amial/S. Tomé; Miragaia/Sé/Fontainhas.

O "Desporto no Bairro", que é coordenado pelo MXM Art Center (modalidade de breaking) e conta com o apoio da Ágora, tem várias entidades parceiras, como é o caso da União Académica António Aroso, do Académico Futebol Clube e Sporting Clube Vasco da Gama (modalidade de street basket), da Flower Power Surf School e Surf Training School (modalidade de surf) e da Associação de Skate do Porto (modalidade de skate).