Sociedade

Dia Mundial do Cancro assinalado no Porto com diversas iniciativas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_dia_mundial_contra_cancro_15.jpg

Filipa Brito

No âmbito do Dia Mundial do Cancro, que se comemora esta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte promove uma série de iniciativas, este ano sob o lema “Por cuidados mais justos”.

Destaque para a inauguração de uma nova lona na fachada do edifício da sede do Núcleo Regional do Norte, na Areosa, a entrega de 14 bolsas de investigação a jovens investigadores no valor de 168 mil euros, o lançamento de um balão de ar quente, na Cordoaria, e a cerimónia das luminárias, no Jardim do Voluntariado, no IPO-Porto, que visa homenagear os sobreviventes do cancro e os que lutam pela sobrevivência.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte apela à importância da igualdade no acesso aos cuidados de saúde. "Por cuidados mais justos" é o tema da nova campanha de três anos para assinalar “um dos mais importantes dias de consciencialização da saúde no ano” liderado pela União Internacional para o Controle do Cancro (UICC), que tem como foco a promoção da equidade na prestação de cuidados de saúde para todas as populações.

Segundo o presidente do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vitor Veloso, citado pela Agência Lusa, os doentes oncológicos foram “abandonados” neste período de pandemia, o que irá “aumentar substancialmente, nos próximos quatro anos” a mortalidade por esta doença.

Segundo o responsável, muitas medidas deveriam ter sido tomadas durante estes anos para que estas desigualdades não acontecessem – planos devidamente estruturados nos diversos setores que salvaguardassem as desigualdades e permitissem que a acessibilidade e a equidade em relação a todos os trâmites da doença oncológica acontecessem.