Cultura

Duas propostas ao ar livre no Cultura em Expansão do próximo fim de semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

ps_cultura_em_expansao.jpg

Pedro Sardinha

Uma rota musical pelas Torres Vermelhas da Pasteleira e uma visita guiada à antiga Fábrica de Louça de Miragaia marcam o próximo fim de semana de Cultura em Expansão.

A convite do Teatro do Frio, Miguel Leitão e Vítor Monteiro juntam-se, na sexta-feira, numa rota que pretende entrelaçar-se com as ruas do bairro da Pasteleira. Palavras e músicas de amor irão ecoar, amplificadas pelos vazios e espaços da arquitetura, sendo levadas de uma ponta a outra pelo vibrar da voz do tenor Miguel Leitão e do acordeão de Vítor Monteiro.

Público e residentes são convidados a juntar-se neste percurso de participação gratuita, com ponto de encontro marcado para a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, no dia 7 de junho, às 17h30.

Visita com história

Já no sábado, o programa municipal propõe uma visita com história, que terá como ponto de partida a exposição temporária "A faiança azul de safra da Fábrica de Miragaia", patente no Museu Nacional Soares dos Reis, descida pelas ruínas da Fábrica e término no Grupo Musical de Miragaia.

Partindo de uma ideia da Confederação, a historiadora e investigadora de cerâmica Isabel Maria Fernandes será guia deste percurso, estando encarregue de contar a história desta fábrica, da sua produção, de um tempo e de um território, revelando detalhes de um espaço com algumas particularidades estruturais.

Em diálogo com esta visita guiada, nos dias 10 e 15 de junho, às 15 horas, o Atelier Miragaia irá conduzir duas oficinas – Modelação em Cerâmica e Pintura de Azulejo, respetivamente.

A participação em todas as atividades é gratuita, mas tem uma lotação limitada. Mas informações e inscrições podem ser solicitadas a partir do e-mail online@confederacao.pt.