Educação

Educação mostra à cidade atividades de animação e de apoio à família

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto organizou um evento celebrativo nos jardins da Casa São Roque: a Mostra das Atividades de Animação e de Apoio à Família. A iniciativa, da responsabilidade da Direção Municipal de Educação (DME) pretendeu dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas assistentes técnicas em todas as escolas básicas de 1.º Ciclo da rede pública, bem como ao trabalho desenvolvido pelos parceiros educativos.

Numa manhã de animação e convívio entre escola e famílias reuniram-se, nos jardins da Casa São Roque, no passado sábado, dezenas de famílias, ajudando a construir uma memória coletiva nas crianças.

O vereador da Educação esteve presente na iniciativa, lembrando que "o Programa Municipal Porto de Apoio à Família oferece, desde 2015, uma resposta ao conceito de Escola a Tempo Inteiro. Através do desenvolvimento das atividades de animação e de apoio à família, o Município proporciona uma ocupação do tempo livre com caráter lúdico e informal, construindo um espaço espontâneo, de livre escolha e dando resposta aos desafios dos horários das famílias contemporâneas".

DR_actividades_animacao_apoio_a_familia_2024_03.jpg

Sendo da responsabilidade pedagógica das educadoras, estas atividades sustentam-se na supervisão das assistentes técnicas, que, logo de manhã e ao final do dia, acompanham as crianças da educação pré-escolar, antes e depois do período diário de atividades educativas, até que os encarregados de educação as venham buscar.

Fernando Paulo destacou que "este evento refletiu o trabalho desenvolvido em conjunto entre técnicos de diferentes projetos educativos, prestadores de serviços e gestores de programas, as educadoras e assistentes técnicas, mas, sobretudo, entre a escola e as famílias. Sendo este um programa que aproxima a resposta da escola às necessidades das famílias, optou-se por um evento que lhes apresentou as respostas e atividades do Programa Porto de Apoio à Família, de forma completa".

Jogos tradicionais e judo

A Mostra das Atividades de Animação e de Apoio à Família contou com a presença de assistentes técnicas, que desenvolveram atividades lúdicas tais como o "jogo das Garragas" (jogo de pontaria), o "Jogo das Cores" (desenvolvido pelas crianças ao longo do ano), o "Bilboquê" (jogo de perícia) e o Caça Sonhos (construção de mobiles com materiais reciclados), entre outras.

Para além de uma gincana para miúdos e graúdos, desenvolvida pela atividade de expressão físico-motora, foram preparados dois "dojos" feitos com "tatamis". Com os participantes vestidos a rigor (com "judogis") preparámo-nos para "Formar Campeões para a Vida", um projeto que evidencia os valores do judo enquanto arte marcial, refletindo sobre um valor por mês, entre eles, proatividade, coragem, autocontrolo, responsabilidade, honra e amizade, praticando, respetivamente, saudações, deslocamentos, quedas, projeções, imobilizações e jogos de luta.

DR_actividades_animacao_apoio_a_familia_2024_08.jpg

Já o Crescer com a Música é o projeto educativo de iniciação à música que privilegia o canto, a percussão corporal e a atividade instrumental (vertente Orff), em conjunto com o Movimento e a Escuta Ativa, para promover a sensibilidade estética, a acuidade sensorial, bem como o pensamento crítico.

Este ano foi levado a cabo o projeto "Fronteiras – Crescer com as Músicas do Mundo". Foram selecionados temas caracterizadores das nacionalidades, culturas e etnias das famílias, reconhecendo e celebrando a diversidade cultural do tecido educativo, evocando músicas de diferentes origens. Do repertório selecionado este ano foram cantados os temas Cai Cai Balão (Brasil), Bella Ciao (Itália), Somos Livres (Portugal) e Aram Sam Sam (Marrocos).

A organização do evento contou com o envolvimento da empresa municipal Ágora, da Associação de Judo Nuno Delgado e da Know-How, Sociedade de Ensino, Lda., bem como de diversas equipas da DME.