Cultura

Museu e Bibliotecas do Porto continua a celebrar os 50 anos da liberdade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_mbp_catembe.jpg

DR

Cinema, cursos breves e teatro são, em junho, os principais destaques do programa de pensamento, participação e criação, comissariado por Jorge Sobrado e José Augusto Bragança de Miranda para o Museu e Bibliotecas do Porto.

Esta quinta-feira, dia 20 de junho, às 21 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o ciclo de cinema "Outras Revoluções" prossegue com uma sessão tripla, apresentada por Maria do Carmo Piçarra, investigadora do Instituto de Comunicação da Nova e professora na Universidade Autónoma de Lisboa.

Na quinta sessão do ciclo serão exibidos "Catembe", filme de Manuel Faria de Almeida, que figurou no "Guinness Book of Records" como o filme alvo de mais cortes por um organismo da censura na história do cinema, "Now!", um documentário com uma montagem visual surpreendente, do cineasta cubano Santiago Alvarez, que coloca em evidência os problemas raciais nos Estados Unidos, e "Les maîtres fous", filme de Jean Rouch, sobre o culto de possessão dos espíritos hauka na periferia de Accra, capital do Gana.

"A ficção portuguesa do final da ditadura aos alvores da democracia" é o mote para o último curso programado para este mês no âmbito do "Revolução, já!".

A sessão arranca às 18 horas do 25 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com Maria de Lurdes Sampaio a revisitar obras nucleares de José Cardoso Pires, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Lídia Jorge, António Lobo Antunes e José Saramago.

Também na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a companhia de teatro Palmilha Dentada apresenta, entre os dias 27 e 30, às 21h30, "São João, do Alho-Porro ao Martelo - A Epistemologia da Cacetada".

O feriado municipal do Porto e a festa que o antecede e acompanha serão os protagonistas de este segundo espetáculo da série "Conferências Festivas".

Todas as atividades do programa "Revolução, Já!" são de entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços. As portas abrem 30 minutos antes de cada sessão.

O programa completo pode ser consultado aqui.